Ambiente virtual de aprendizagem na educação contemporânea: avaliando o binômio ensino-aprendizagem a partir da análise de conceitos de aprendizagem de Vygotsky e dos princípios do método cartesiano

Autores

  • Mildred Ferreira Medeiros Universidade Estácio de Sá (RJ)

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed115265

Palavras-chave:

Educação; Ambiente virtual de aprendizagem; Vygotsky; Renée Descartes

Resumo

O contexto educacional superior brasileiro contemporâneo tem se deparado com o crescimento da oferta de cursos de graduação à distância utilizando um ambiente virtual de aprendizagem rico em ferramentas que conduzem ao aprendizado, exigindo do aluno (aprendente) um protagonismo do processo de aprendizagem. Entretanto, muitos alunos de cursos de graduação à distância já se encontram no mercado de trabalho, e a rotina de trabalho exige grande capacidade de gestão do tempo livre para que o desenvolvimento do aprendizado alcance níveis satisfatórios. Um grande desafio é evitar a evasão e compreender o papel do professor/tutor neste processo á distância. Diante desse cenário, o presente estudo baseou-se na análise descritiva e crítica das teorias de Vygotsky e do método cartesiano para ampliar a discussão sobre uma proposta de sistematização de estudo no ambiente virtual de aprendizagem pelo aluno e gestão do processo ensino-aprendizagem pelo tutor, para que a aprendizagem seja satisfatória.

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Publicado

30-04-2019

Como Citar

Medeiros, M. F. (2019). Ambiente virtual de aprendizagem na educação contemporânea: avaliando o binômio ensino-aprendizagem a partir da análise de conceitos de aprendizagem de Vygotsky e dos princípios do método cartesiano. Revista Dissertar, 1(32). https://doi.org/10.24119/16760867ed115265

Edição

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Artigos