Uma visão histórica da Escola de Frankfurt e de sua teoria crítica

Autores

  • Christiane do Vale Leitão Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed11242

Palavras-chave:

Escola de Frankfurt, Teoria Crítica, Evolu- ção, Conhecimento

Resumo

[PT] O presente artigo busca analisar a evolução histórica da Teoria Crítica elaborada pela Escola de Frankfurt e a força de seu legado na atualidade como um referencial teórico metodológico para a fundamentação das diversas temáticas trabalhadas no meio acadêmico. Seus pensadores, em especial, Theodor Adorno, Max Horkheimer e Walter Benjamin se fixaram no registro da crítica negativa, e da denúncia. O pensamento desenvolvido revelava a preocupação em rever os referenciais marxistas e desse modo o saber (a razão) deveria ser o mecanismo que processaria a emancipação do homem, rompendo o controle autoritário da religião nas esferas de valor das sociedades. O destino não seria mais ditado por forças externas (deuses, mitos e leis da natureza), mas sim pelos saberes subordinados à ciência e a técnica (positivismo) que seria consubstanciado em ideologia tecnocrática pelo capitalismo e em tecnoburocracia. Nos dias atuais, a escola encontra-se representada por Habermas, dentre outros pensadores que procuram recriar caminhos para uma nova postura do conhecimento no contexto social tecnológico.

[EN] This paper analyzes the historical evolution of the critical theory developed by the Frankfurt School and the strength of its legacy today as a theoretical framework for the reasoning of the various thematic works done in academia. Its authors, in particular, Theodor Adorno, Max Horkheimer and Walter Benjamin focused in the registering negative criticism and complaint. The thought developed revealed the concern in reviewing the Marxist references and thereby know that knowledge (reason) should be the mechanism that would enable the emancipation of man, breaking the authoritarian control of religion in the value spheres of societies. The target would not be dictated by external forces (gods, myths and laws of nature), but by the knowledge subordinated to science and technical (positivism) that would be embodied in technocratic ideology of capitalism and Techno bureaucracy. Nowadays the school is represented by Habermas, among other sociologists seeking ways to recreate a new stance of knowledge in the technological social contexto.

[ES] En este artículo se pretende analizar la evolución histórica de la teoria crítica desarrollada por la Escuela de Frankfurt y la fuerza de su legado hoy en día como un marco teórico metodológico para el razonamiento de los distintos temática trabajado em el mundo académico. Sus pensadores, especialmente Theodor Adorno, Max Horkheimer y Walter Benjamin se establecieron en el registro de la crítica negativa y denuncia. El pensamento desarrollado reveló la preocupación en la revisión de la referencia marxista y que la manera de saber (la razón) debe ser el mecanismo que processar la emancipación del hombre, rompiendo el control autoritario de la religión en las sociedades esferas de valor. El destino no sería dictada por fuerzas externas (dioses, mitos y las leyes de la naturaleza), sino por el conocimiento subordinada a la ciência y la tecnología (positivismo) que se encarna en la ideología tecnocrática del capitalismo y tecnoburocracia.Nos hoy es la escuela Si representada por Habermas, entre otros pensadores que buscan formas de recrear una nueva posición de conocimiento en el contexto social tecnológica.

Biografia do Autor

Christiane do Vale Leitão, Estácio de Sá

Professora da Estácio – FIC – Pós-graduada em Sociologia.

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Publicado

01-06-2016

Como Citar

do Vale Leitão, C. (2016). Uma visão histórica da Escola de Frankfurt e de sua teoria crítica. Revista Dissertar, 1(24 e 25), 97–104. https://doi.org/10.24119/16760867ed11242

Edição

Seção

Momento Cultural