Estratégia e execução com base na informação:

um estudo em Instituições Brasileiras

Autores

  • Antonio Rodrigues de Andrade D. Sc UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed11238

Palavras-chave:

Alinhamento estratégico, propósito, processo, pessoas, informação.

Resumo

[PT] A vantagem competitiva de uma organização, empresa pública ou privada, ou, até mesmo, uma nação, está passando a depender, cada vez mais, de sua capacidade de tomada de decisões, de gerar estratégias e transformar as estratégias em ações diárias. Desta forma, o desdobramento do propósito por meio dos processos do negócio até as pessoas permite assegurar o desenvolvimento de ações de forma convergente e mais orientadas ao alcance dos objetivos estratégicos da organização. Esta pesquisa tem por objetivo avaliar o papel da informação como elemento integrador do propósito, do processo e das pessoas em organizações de captação, processamento e disseminação de informação em Organizações Brasileiras. Ela insere-se no contexto gestão da informação no aspecto em que a informação e seus fluxos colaboram com os vários componentes do processo de alinhamento estratégico da organização. A metodologia utilizada teve um caráter qualitativo e de pesquisa exploratória e descritiva. Valeu-se de pesquisa de campo na forma de entrevistas estruturadas com profssionais da gestão das organizações pesquisadas. Através das entrevistas, buscou-se conhecer as Organizações em relação à integração entre propósito, processos e pessoas com a análise interpretativa dos dados coletados. Constatou-se que as organizações pesquisadas, de maneira geral, não utilizam a informação em sua gestão com a mesma qualidade que captam e disseminam as informações objeto de seus objetivos organizacionais.

[EN] The competitive advantage of an organization, public or private company, or even a nation, has been increasingly dependent upon their ability of making decisions, generating strategies and transforming strategies into daily actions. Thus, the unfolding of purpose through business processes towards people ensures the development of actions in a convergent and more oriented manner for achieving the strategic goals of the organization. This research aims to assess the role of information as an integrating element of purpose, process and people in funding, processing and information dissemination organizations within Brazilian Organizations. The research lies within the information management context as information and its flows collaborate with various componentes of the organizations’ strategic alignment process. The methodology employed had a qualitative character and exploratory and descriptive research. It relied on feld research in the form of structured interviews with management professionals of the surveyed organizations. By means of the interviews, we sought to become acquainted with Organizations in regard to their integration of purpose, processes and people, by using interpretive analysis of the collected data. It was found that the surveyed organizations, in general, do not use information in management with the same quality they capture and disseminate the information subject matter of their organizational goals.

[ES] La ventaja competitiva de uma organización, empresa pública o privada, o, incluso, una nación, está pasando a depender, cada vez más, de su capacidad de toma de decisiones, de generar estrategias y transformar De esta forma, el desdoblamiento del propósito por medio de los processos del negocio hasta las personas permite asegurar el desarrollo de acciones de forma convergente y más orientadas al alcance de los objetivos estratégicos de la organización. Esta investigación tiene por objetivo evaluar el papel de la información como elemento integrador del propósito, del processo y de las personas en organizaciones de captação, procesamiento y diseminación de información en Organizaciones Brasileñas. Ella se inserta em el contexto gestión de la información en el aspecto en que la información y sus flujos colaboran con los vários componentes del proceso de alineación estratégica de la organización. La metodología utilizada tuvo um carácter cualitativo y de investigación exploratória y descriptiva. Se valió de investigación de campo em la forma de entrevistas estructuradas con profesionales de la gestión de las organizaciones investigadas. A través de las entrevistas, buscou conocerse las Organizaciones en relación a la integración entre propósito, procesos y personas con el análisis interpretativa de los datos colectados. Se constató que las organizaciones investigadas, de manera general, no utilizan la información en su gestión con la misma calidad que captan y disseminam las informaciones objeto de sus objetivos organizacionales.

Biografia do Autor

Antonio Rodrigues de Andrade D. Sc, UNIRIO

UNIRIO – Universidade Federal o Estado do Rio de Janeiro

Referências

ALBERTI, Verena. História oral: a experiência do Cpdoc. Rio de
Janeiro: FGV, 1990.

BARRETO, A.A. (1994) A questão da informação. São Paulo Em Perspectiva, São Paulo, n. 4, v. 8, out./dez.

______________. (1995) Valor agregado: Aspectos conceituais. In: Seminário Internacional Valor Agregado à Informação. Rio de Janeiro, SENAI/CNI/CIET, 1995.

CHIAVENATO, I. (1993). Introdução à Teoria Geral de Administração. São paulo: Makrobooks.

CHIAVENATO, I. (2000) Administração: teoria, processo e prática. São paulo: Makron Books.

FPNQ - Fundação prêmio Nacional para a Qualidade. (2003) Primeiros passos para a excelência. Brasília: FPNQ.

HEIJDEN, K.V.D. (2004). Planejamento de Cenários: a arte da conversação estratégica. porto Alegre: Bookman.

KAPLAN, R. S. E NORTON, D. p. (1997) A estratégia em ação: balanced scorecard. Rio de Janeiro: Campus.

MCGEE, J. e PRUSAK, L. (1994) Gerenciamento estratégico da informação. Rio de Janeiro: Editora Campus.

PORTER, M. E. (1998) A vantagem competitiva das nações in MONTGOMERY, C. A. e PORTER, M. E. (Org) (1998) Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus.

RODRIGUEZ Y RODRIGUEZ, M. V. (2001). Gestão do Conhecimento: reinventando a empresa para uma sociedade baseada em valores intangíveis. Rio de Janeiro: IBPI press.

Publicado

01-06-2016

Como Citar

Rodrigues de Andrade D. Sc, A. (2016). Estratégia e execução com base na informação:: um estudo em Instituições Brasileiras. Revista Dissertar, 1(24 e 25), 63–70. https://doi.org/10.24119/16760867ed11238