Repercussões das atividades colaborativas por meio dos recursos tecnológicos no ofício do professor
DOI:
https://doi.org/10.24119/16760867ed11236Palavras-chave:
Tecnologia, Atividades Colaborativas, ProfessorResumo
[PT] Na atualidade cada vez mais os professores são convocados a rever suas práticas pedagógicas. As tecnologias trazem uma nova perspectiva que é abordada no presente artigo: as repercussões de atividades colaborativas por meio dos recursos tecnológicos. De que forma e em que medida afetam as praticas pedagógicas dos professores. Trata-se de transpor a escola centrada no ensino para uma centrada na aprendizagem. Nessa Sociedade da Aprendizagem a ênfase é no aprendiz. Aprender a ser aluno é fundamental para aprender a conhecer, a fazer e a convive.
[EN] Nowadays more and more teachers are called upon to review their teaching practices, technologies bring a new perspective that is addressed in this article, the impact of collaborative activities through technological resources. How and to what extent affect the pedagogical practices of teachers. This is to transpose the school focused on teaching to one centered on learning. In this the Learning Society, the emphasis is on the learner. Learning to be a student is critical to learn to know, to do and to live.
[ES] Hoy en día más y más professores están llamados a revisar sus prácticas de enseñanza, tecnologías aportan uma nueva perspectiva que se aborda en este artículo, el impacto de las atividades de colaboración a través de recursos tecnológicos. ¿Cómo y en qué medida afectan las prácticas pedagógicas de los docentes. Esto es para la transposición de la escuela centrada en la enseñanza a uno centrado en el aprendizaje. Em este la sociedad del conocimiento, el énfasis está en el alumno. Aprender a ser un estudiante es fundamental para aprender a conocer, a hacer ya vivir.
Referências
ALVES, N. G. Formação de professores possibilidades do imprevisível. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
ALVES, N. Formação de Professores: Pensar e Fazer. 4ªed. São paulo: Cortez, 1996.
ANDRÉ, Menga. A pesquisa sobre formação de professores no Brasil – 1990-1998. In CANDAU, Vera Maria (org.) Ensinar e aprender: sujeitos saberes e pesquisa. Encontro Nacional de Didática e pratica de Ensino- ENDIPE – RJ: DP&A, 2001.
BEHRENS, M A .projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN,J.M. t al. Novas Tecnologias e mediação Pedagógica. Campinas, S.p.: papirus,2001.
BRANCO, A C . A portaria n° 2.253/2001 no contexto da evolução da educação a distancia nas instituições de ensino superior no Brasil. in SILVA. M. Educação online São paulo: Loyola,2003
BRASIL CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 9394 / 96 de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Referenciais Nacionais da Formação de Professores Brasília: MEC,1999
BRASIL, ProInfo – informática e formação de professores.Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.
BRASIL, Secretaria de Educação à Distância. Programa de Informática na Educação. Documento produzido pela Secretaria de Educação à Distância do Ministério da Educação e do Desporto (MEC/SEED). III reunião extraordinária do CONSED. 19-20 de setembro de 1996. Disponível em: http://www.mat.unb.br/ead/MEC - Acesso em: 29 abr. 2001.
CANDAU, Vera Maria (org.) Ensinar e aprender: sujeitos saberes e pesquisa. Encontro Nacional de Didática e pratica de Ensino- ENDIPE – RJ: DP&A, 2001.
ENGUITA, M. F. O magistério numa sociedade em mudança.In VEIGA, Ilma passos A (Org.). Caminhos da profssionalização do magistério.São paulo: papirus, 1998.
GADOTTI, M. Perspectivas Atuais da Educação.porto: Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
JAPIASSÚ, H; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofa. 3ª ed. Ver. E ampliada- R.J. : Jorge Zahar ED., 1996
LÉVY, p. As Tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
LUDKE, M. ; ANDRÉ, M. E. D. A . Pesquisa em educação: abordagens qualitativas.São paulo; EpU,1986
MORAN, J.M. t al. Novas Tecnologias e mediação Pedagógica. Campinas, S.p.: papirus, 2001.
NUNES, C. Ensino Normal – Formação de professores. Rio de janeiro: DP&A,2002.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar,tradução patrícia Chittoni Ramos .porto Alegre : Artmed, 2000
PRETTO, N (coord.). Educação na sociedade da informação, Livro Verde, Brasília (DF), Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000, p. 43-56.
RIZZINI, I at alli. Pesquisando... Guia de metodologias de pesquisa para programas sociais. Rio de Janeiro: Editora Universitária Santa Úrsula,1999
SANDHOLTZ, J. H.; RINGSTAFF, C.; DWYER, D. Ensinando com Tecnologia. Trad.Marcos Antonio Guirado Domingues- porto Alegre:Artes Médicas, 1997.
SILVA, M. Sala de aula interativa. 2ª edição, Rio de Janeiro: Quart, 2001.
____________. Educação online São paulo :Loyola,2003.
STAHL, M. M. Formação de professores para uso das novas tecnologias de comunicação e informação. In CANDAU, V. M. (org.) Magistério: Construção Cotidiana RJ : Vozes,1997
TRIVIÑOS, A . N. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São paulo:Atlas, 1887.
VALENTE,J.A . O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, São Paulo :UNICAMP/NIED,2001
VEIGA, I. p. A (Org.). Caminhos da profissionalização do magistério. São paulo: papirus, 1998.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. S. p. : Cortez,1984.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direitos Autorais
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela Revista Dissertar em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
[ES] Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los seguientes términos:
1. Autores mantienen los derechos autorales y conceden a la revista, sin el pago, el derecho de primer publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), la cual permite compartir el artículo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
2. Autores están autorizados para señalar contratos adicionales en separado, para distribución no-exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ex.: publicar en repositório institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
3. Autores están permitidon y son estimulados a publicar y distribuyer su trabajo online (ex.: en repositórios institucionales o en su página personal) en cualquier punto después del proceso editorial.
4. Asimismo, el AUTOR, queda informado y consiente que la revista y, por tanto, su artículo, podrá ser incorporada por Dissertar Magazine a las bases y sistemas de información científica actualmente existentes (índices y bases de datos actuales) o que existan en el futuro (de futuros índices y bases de datos), en las condiciones que éstas determinen en cada momento, lo que conllevará, como mínimo, la posibilidad de que los titulares de estas bases de datos puedan realizar las siguientes acciones sobre el artículo:
a. Reproducir, transmitir y distribuir el artículo, en su totalidad o en parte, en cualquier forma de medio o transmisión electrónicos ya existente o que se desarrolle en el futuro, incluyendo transmisión electrónica para fines de búsqueda, visualización e impresión;
b. Reproducir y distribuir, en su totalidad o en parte, el artículo en formato impreso.
c. Posibilidad de traducir determinadas partes del artículo.
d. Extraer cifras, tablas, ilustraciones y otro tipo de objetos gráficos y capturar subtítulos y metada relacionados al artículo para fines de búsqueda, visualización e impresión.
e. La transmisión, distribución y reproducción por parte de agentes o distribuidores autorizados por los titulares de las bases de datos.
f. La preparación de citas bibliográficas, resúmenes e índices, y captura de las referencias relacionadas de partes selectas del artículo.
g. Escanear y/o almacenar las imágenes y el texto electrónico del artículo.
[EN] Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1. Authors keep intellectual property of their articles and grant the journal, without pay, the first publication rights, in which the work has a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0) which allows for sharing the paper as long as authorship and first publication in this journal are acknowledged.
2. Authors are allowed for signing additional contracts separately, for a non-exclusive distribution of the version of the article which was published by this journal (e.g.: publishing at an institutional repository or as a book chapter), as long as authorship and first publication in this journal are acknowledged.
3. Authors have permission and incentive to publish and share their works online (e.g.: publishing at an institutional repository or at their personal websites) at any moment after editorial process.
4. In addition, the AUTHOR is informed and consents to the magazine and therefore your article can be merged into the Dissertar Revised bases and existing scientific information systems (crawlers and current databases) or exist in the future (crawlers and banks future data), the conditions laid down by the latter at all times, which will involve at least the possibility that the holders of these databases can perform the following actions on the article:
a. Reproduce, transmit and distribute the article, in whole or in part in any form or means of existing electronic transmission or hereafter devised, including electronic transmission for research purposes, viewing and printing;
b. Reproduce and distribute, in whole or in part, the print on the article;
c. Ability to translate parts of the article;
d. Extract figures, tables, illustrations and other graphic objects and capture metadata, subtitles and related article for research purposes, viewing and printing;
e. Transmission, distribution and reproduction by agents or authorized by the owners of databases distributors;
f. The preparation of bibliographic citations, abstracts and indexes capture and references related to selected parts of the article;
g. Scan and / or store images and electronic article text.