Repercussões das atividades colaborativas por meio dos recursos tecnológicos no ofício do professor

Autores

  • Lina Cardoso Nunes Estácio de Sá
  • Ana Paula Rodrigues Coutinho Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed11236

Palavras-chave:

Tecnologia, Atividades Colaborativas, Professor

Resumo

[PT] Na atualidade cada vez mais os professores são convocados a rever suas práticas pedagógicas. As tecnologias trazem uma nova perspectiva que é abordada no presente artigo: as repercussões de atividades colaborativas por meio dos recursos tecnológicos. De que forma e em que medida afetam as praticas pedagógicas dos professores. Trata-se de transpor a escola centrada no ensino para uma centrada na aprendizagem. Nessa Sociedade da Aprendizagem a ênfase é no aprendiz. Aprender a ser aluno é fundamental para aprender a conhecer, a fazer e a convive.

[EN] Nowadays more and more teachers are called upon to review their teaching practices, technologies bring a new perspective that is addressed in this article, the impact of collaborative activities through technological resources. How and to what extent affect the pedagogical practices of teachers. This is to transpose the school focused on teaching to one centered on learning. In this the Learning Society, the emphasis is on the learner. Learning to be a student is critical to learn to know, to do and to live.

[ES] Hoy en día más y más professores están llamados a revisar sus prácticas de enseñanza, tecnologías aportan uma nueva perspectiva que se aborda en este artículo, el impacto de las atividades de colaboración a través de recursos tecnológicos. ¿Cómo y en qué medida afectan las prácticas pedagógicas de los docentes. Esto es para la transposición de la escuela centrada en la enseñanza a uno centrado en el aprendizaje. Em este la sociedad del conocimiento, el énfasis está en el alumno. Aprender a ser un estudiante es fundamental para aprender a conocer, a hacer ya vivir.

Biografia do Autor

Lina Cardoso Nunes, Estácio de Sá

 Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1990. Atualmente é professora titular da Universidade Estácio de Sá, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia.

Ana Paula Rodrigues Coutinho, Estácio de Sá

Graduada em Pedagogia pela UERJ/FEBF (1997), graduação em Letras pela Universidade Estácio de Sá (2014), graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá (2011) e Mestrado em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Estácio de Sá e Diretora Adjunta Pedagógica da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro FAETEC.

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São paulo: Cortez, 2003.

ALVES, N. G. Formação de professores possibilidades do imprevisível. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

ALVES, N. Formação de Professores: Pensar e Fazer. 4ªed. São paulo: Cortez, 1996.

ANDRÉ, Menga. A pesquisa sobre formação de professores no Brasil – 1990-1998. In CANDAU, Vera Maria (org.) Ensinar e aprender: sujeitos saberes e pesquisa. Encontro Nacional de Didática e pratica de Ensino- ENDIPE – RJ: DP&A, 2001.

BEHRENS, M A .projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN,J.M. t al. Novas Tecnologias e mediação Pedagógica. Campinas, S.p.: papirus,2001.

BRANCO, A C . A portaria n° 2.253/2001 no contexto da evolução da educação a distancia nas instituições de ensino superior no Brasil. in SILVA. M. Educação online São paulo: Loyola,2003

BRASIL CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 9394 / 96 de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Referenciais Nacionais da Formação de Professores Brasília: MEC,1999

BRASIL, ProInfo – informática e formação de professores.Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.

BRASIL, Secretaria de Educação à Distância. Programa de Informática na Educação. Documento produzido pela Secretaria de Educação à Distância do Ministério da Educação e do Desporto (MEC/SEED). III reunião extraordinária do CONSED. 19-20 de setembro de 1996. Disponível em: http://www.mat.unb.br/ead/MEC - Acesso em: 29 abr. 2001.

CANDAU, Vera Maria (org.) Ensinar e aprender: sujeitos saberes e pesquisa. Encontro Nacional de Didática e pratica de Ensino- ENDIPE – RJ: DP&A, 2001.

ENGUITA, M. F. O magistério numa sociedade em mudança.In VEIGA, Ilma passos A (Org.). Caminhos da profssionalização do magistério.São paulo: papirus, 1998.

GADOTTI, M. Perspectivas Atuais da Educação.porto: Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

JAPIASSÚ, H; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofa. 3ª ed. Ver. E ampliada- R.J. : Jorge Zahar ED., 1996

LÉVY, p. As Tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

LUDKE, M. ; ANDRÉ, M. E. D. A . Pesquisa em educação: abordagens qualitativas.São paulo; EpU,1986

MORAN, J.M. t al. Novas Tecnologias e mediação Pedagógica. Campinas, S.p.: papirus, 2001.

NUNES, C. Ensino Normal – Formação de professores. Rio de janeiro: DP&A,2002.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar,tradução patrícia Chittoni Ramos .porto Alegre : Artmed, 2000

PRETTO, N (coord.). Educação na sociedade da informação, Livro Verde, Brasília (DF), Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000, p. 43-56.

RIZZINI, I at alli. Pesquisando... Guia de metodologias de pesquisa para programas sociais. Rio de Janeiro: Editora Universitária Santa Úrsula,1999

SANDHOLTZ, J. H.; RINGSTAFF, C.; DWYER, D. Ensinando com Tecnologia. Trad.Marcos Antonio Guirado Domingues- porto Alegre:Artes Médicas, 1997.

SILVA, M. Sala de aula interativa. 2ª edição, Rio de Janeiro: Quart, 2001.

____________. Educação online São paulo :Loyola,2003.

STAHL, M. M. Formação de professores para uso das novas tecnologias de comunicação e informação. In CANDAU, V. M. (org.) Magistério: Construção Cotidiana RJ : Vozes,1997

TRIVIÑOS, A . N. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São paulo:Atlas, 1887.

VALENTE,J.A . O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, São Paulo :UNICAMP/NIED,2001

VEIGA, I. p. A (Org.). Caminhos da profissionalização do magistério. São paulo: papirus, 1998.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. S. p. : Cortez,1984.

Publicado

01-06-2016

Como Citar

Cardoso Nunes, L., & Rodrigues Coutinho, A. P. (2016). Repercussões das atividades colaborativas por meio dos recursos tecnológicos no ofício do professor. Revista Dissertar, 1(24 e 25), 44–49. https://doi.org/10.24119/16760867ed11236