GESTÃO DE PROJETOS E A ADMINISTRAÇÃO DE TEMPO COMO “FERRAMENTAS” DE COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL

Autores

  • Marcelo Pereira Souza Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0002-4375-2494
  • Amanda Vieira de Oliveira Faculdade de Venda Nova do Imigrante – FAVENI/ Centro universitário Estácio de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed12022318

Palavras-chave:

Gestão de Tempo, Gestão Empresarial, Ferramenta Competitiva, Planejamento Empresarial

Resumo

Em nossa atualidade, pelo menos aquela que versa sobre o “cenário mercadológico cada vez mais fluido”, revela-nos a não existência de barreiras e frontes consideradas impossíveis quanto a superação de flancos pela classe empreendedora, assim como, no sentido de angariar, prospectar, mas também de reter o target. Tão logo, às organizações empresariais não se marginalizaram frente a conjuntura contemporânea (no sentido de gerir projetos, tempo e sua competitividade), visto que se adequaram as novas demandas situacionais, reconfigurando sua empreitada de acordo com os novos projetos de cunho econômico, baseando-se em planejamentos concretos, realísticos e que não acarretassem em perda de tempo, tanto no sentido de atender às expectativas dos clientes quanto de sua própria função corporativa. Desse modo, este artigo, de modo lato sensu, resgata o diálogo da questão comportamental empresarial, isto é, em nível concorrencial, apresentando, teoricamente, caminhos que vão ao encontro do gerenciamento de projetos, articulando, ainda, essa premissa com o gerenciamento de tempo, uma vez que se tratam de questões problematizadores nos parâmetros da gestão empresarial atualmente. Para tanto, recorre-se a revisão de literatura, ao método bibliográfico, enquanto perspectiva metodológica adotada. Ademais, pretendemos o não esgotamento da discussão tripartite (gestão de projeto, gestão de tempo e a competitividade), sugerindo, entretanto, caminhos para uma breve reflexão à luz da Ciência Social Aplicada, com ênfase nas demandas da Administração de Empresas.

Biografia do Autor

Marcelo Pereira Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (2020-2024). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (2017-2019). Pós-Graduado Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Campos Elíseos (2022-2022). Pós-Graduado Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2020-2021). Pós-Graduado Lato Sensu em Empreendedorismo pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2021-2021). Pós-Graduado Lato Sensu em Administração Estratégica Pelo Centro Universitário Estácio de Sergipe (2012-2013). Licenciando em Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (2022-2023). Licenciado em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2020-2021). Licenciado em Sociologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2019-2021). Bacharel em Administração de Empresas com Habilitação em Marketing pelo Centro Universitário Estácio de Sergipe (2007-2011).

Amanda Vieira de Oliveira, Faculdade de Venda Nova do Imigrante – FAVENI/ Centro universitário Estácio de Sergipe

Pós-Graduada Lato Sensu em Gestão da Qualidade e Auditoria pela Faculdade de venda Nova do imigrante -  FAVENI.

Bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Estácio de Sergipe.

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Publicado

13-10-2022

Como Citar

Souza, M. P., & de Oliveira, A. V. (2022). GESTÃO DE PROJETOS E A ADMINISTRAÇÃO DE TEMPO COMO “FERRAMENTAS” DE COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL. Revista Dissertar, 1(37). https://doi.org/10.24119/16760867ed12022318