O trabalho com os gêneros textuais no Ensino Fundamental e Médio à luz das orientações propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Autores

  • Francisco Renato Lima Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Ensino de Língua Portuguesa, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ensino Fundamental e Médio

Resumo

O propósito deste texto é refletir sobre o trabalho com os gêneros textuais no Ensino Fundamental e Médio, à luz das orientações propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando as contribuições e o impacto que esse documento oficial trouxe para o currículo da Educação Básica, em especial, para o componente curricular, Língua Portuguesa. Metodologicamente, parte-se de uma abordagem qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório do tema. A construção do texto ocorre por meio da recapitulação das contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1997; 1998) para o ensino de Língua Portuguesa, mostrando os desafios e os avanços até o documento atual, a BNCC, de 2018. A discussão é enlaçada ainda, por estudos sobre currículo (APPLE, 2013; MACÊDO, 2015); concepções de língua e linguagem (BAKHTIN, 2011); texto e ensino (GERALDI, 1997; 2012 [1984]; LIMA, 2020); gêneros textuais: desde suas concepções teórico-metodológicas às relações com o ensino da língua materna (BEZERRA, 2017; BRONCKART, 2012; COSTA, 2009; DOLZ; SCHNEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2008; 2010a; 2010b; 2011); a BNCC e os desafios de sua implementação (CÁSSIO, 2019; GERALDI, 2015; SANTOS; MELO; LIMA, 2020). As leituras revelam, portanto, que, consideradas todas as ressalvas necessárias de serem feitas a uma política de currículo, a exemplo da BNCC, acredita-se que, essa articulação entre gêneros textuais de diferentes esferas e campos de atuação social, poderá contribuir significativamente para o ensino da língua materna na Educação Básica, por meio de uma aproximação com as múltiplas formas de linguagem que circulam na vida social.

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Publicado

17-09-2021

Como Citar

Lima, F. R. (2021). O trabalho com os gêneros textuais no Ensino Fundamental e Médio à luz das orientações propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Revista Dissertar, 1(36), 200. Recuperado de https://revistadissertar.adesa.com.br/index.php/revistadissertar/article/view/316