CORPO, CORPOLATRIA E PERFORMATIVIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Rafael Valladão Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

Performatividade, Educação, Corpo, Educação Física

Resumo

A pesquisa teve como objetivos refletir sobre a concepção de corpo e performatividade na Educação Física, a crise do cientificismo na Educação e suas mudanças de paradigma e; revisar a literatura sobre as percepções que graduandos, professores de Educação Física e seus alunos têm sobre o corpo. O dualismo cartesiano influenciou toda a ciência clássica, reduzindo a visão de corpo ao campo das ciências naturais. Com a redemocratização do país ocorreu a ruptura com as concepções “biologicistas” de corpo, do período da ditadura militar, que valorizavam a performance, apesar de, atualmente, ainda se observar suas influências, no imaginário da Educação Física brasileira. Ficou evidente nas literaturas observadas, que há uma estreita relação entre o julgamento que se faz dos conhecimentos do professor de Educação Física com estereótipos de “corpo ideal”, “malhado”, “atlético”, “magro”, “musculoso” que a cultura da performatividade quer impor.

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Publicado

17-09-2021

Como Citar

Valladão, R. (2021). CORPO, CORPOLATRIA E PERFORMATIVIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Dissertar, 1(36), 200. Recuperado de https://revistadissertar.adesa.com.br/index.php/revistadissertar/article/view/315