Método Recepcional e a Crônica como estratégias de incentivo à leitura para os primeiros anos do ensino fundamental II

Autores

  • Regiene Benedita da Silva Tavares Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia

Palavras-chave:

Literatura; Formação leitora; Crônica; Método recepcional;

Resumo

Este trabalho buscou apresentar estratégias de ensino auxiliadores na formação leitora de alunos de 6º e 7ª ano. Pensou-se no aluno que possui a leitura como ato de decodificação para as tarefas escolares, bem como não afastar os discentes que já têm um tímido apreço pela literatura. Engendrou-se em trazer o gênero crônica e o método recepcional como estratégia no incentivo à leitura, observando Coutinho (1976), sobre o valor da crônica e Aguiar e Bordini (1993), sobre o método recepcional, desencadeando uma pesquisa-ação para mostrar que a ideia defendida tem bons resultados.

Biografia do Autor

Regiene Benedita da Silva Tavares, Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia

Licenciada em Letras pela Universidade do Estado do Pará. Pós-graduada no grau de Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior.

Referências

AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura e formação do leitor: alternativas metológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
CANDIDO, Antonio. et al. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas, SP: UNICAMP. Rio de Janeiro: Fundação. Casa de Rui Barbosa, 1992
COUTINHO, A. Introdução à literatura no Brasil. 8ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira,. CURTY, M. G. 1976.

Downloads

Publicado

11-02-2021

Como Citar

Tavares, R. B. da S. (2021). Método Recepcional e a Crônica como estratégias de incentivo à leitura para os primeiros anos do ensino fundamental II. Revista Dissertar, 1(35). Recuperado de https://revistadissertar.adesa.com.br/index.php/revistadissertar/article/view/301