CRIATIVIDADE EM PROPAGANDA

UM PANORAMA DO ENSINO DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA

Autores

  • Rodolfo R. Viana de Paulo PPGCOM/UFF

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed116286

Palavras-chave:

ensino, criação, publicidade, roberto menna barreto

Resumo

O texto oferece um preâmbulo sobre os processos de ensino das disciplinas de criação publicitária. Deste modo, será feita uma análise do livro Criatividade em Propaganda, de Roberto Menna Barreto (2004[1978]), autor amplamente utilizado pelos cursos da área. A partir de alguns “entraves naturais”, por vezes, frustrantes ao resultado final das disciplinas, sublinha-se caminhos alternativos ao uso desta bibliografia nos cursos da área. Dessa maneira, a partir de relatos profissionais, aliadas as práticas de ensino desta disciplina, serão apontados desafios no presente, ou mesmo, para o futuro. O objetivo é lançar luz tanto aos docentes, quanto aos alunes[1] que se interessam pela área, chamando atenção as oportunidades, as tensões sociais atuais e as possíveis formas de trabalho fora do ambiente "tradicional” da Criação. 

 

[1] Usarei o termo corrente hoje para propor um gênero neutro para se referir a todos os alunos, visto que há enorme pluralidade em sala de aula. 

Referências

FERNANDES, Amaury. Fundamentos de Produção Gráfica para Quem Nao e Produtor Gráfico. Ed. Rubio, 2003;

KLEIN, Naomi. A tirania das marcas em um planeta vendido. Ed. Record, 2002;

MENNA BARRETO, Roberto. Criatividade em propaganda. Ed. Summus. São Paulo. 12º Edição. 2004;
Revista. Luerzer Archive. In: <https://www.luerzersarchive.com/> Acessado em: 29/11/2018

Site. Clube de Criação de São Paulo. In: <http://www.clubedecriacao.com.br/novo/> Acessado em: 29/11/2018;

Site. Ads of the World, In: <https://www.adsoftheworld.com/> Acessado em: 29/11/2018;

Downloads

Publicado

06-08-2020

Como Citar

de Paulo, R. R. V. (2020). CRIATIVIDADE EM PROPAGANDA: UM PANORAMA DO ENSINO DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA. Revista Dissertar, 1(34). https://doi.org/10.24119/16760867ed116286