CONFECÇÃO DE MODELOS TRIDIMENSIONAIS COMO PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM DE MORFOLOGIA OROFACIAL POR ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Mildred Ferreira Medeiros Universidade Estácio de Sá (RJ)
  • Cláudio de Carvalho Piffer

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed115285

Palavras-chave:

Morfologia orofacial, Metodologia Ativa de Ensino, Aprendizagem

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência sobre atividade acadêmica de graduação baseada em metodologia ativa de aprendizagem, incentivando a construção em grupo de modelos tridimensionais de morfologia orofacial humana e patologias associadas, estimulando o desenvolvimento da seguinte tríade de competências e habilidades individuais: protagonismo estudantil x inovação x comunicação interpessoal entre acadêmicos de odontologia de uma instituição privada de ensino superior (IES) do Rio de Janeiro. A atividade consistia em: 1) Organização de grupos com 3 a 5 acadêmicos por tema; 2) Sorteio do tema; 3) Elaboração do projeto do modelo 3D a ser executado com incentivo ao uso de materiais reaproveitados e inovação/ criatividade; 4) Apresentação do projeto pelo grupo para o docente para correção/ajustes; 5) Confecção do modelo 3D utilizando material proposto pelos acadêmicos; 6) Apresentação oral dos temas utilizando os modelos 3D durante a jornada acadêmica de modelos tridimensionais da IES realizada em ambiente aberto ao público. O acompanhamento das atividades permitiu identificar o desenvolvimento dos acadêmicos e a diagnosticar as falhas de aprendizagem dos discentes em relação ao conteúdo já abordado em sala de aula.

Biografia do Autor

Cláudio de Carvalho Piffer

http://lattes.cnpq.br/5374931309092441

Referências

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de alunos. Semina: ciências sociais e humanas, Londrina, vol. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.

CARVALHO, Alexandre Febrega. Utilização de Metodologia Ativa de Ensino nas Aulas Práticas de Anatomia. Rev. Grad. USP, vol. 2, n. 3, dez 2017

CYRINO, E. G.; TORALLES-PEREIRA, M. L. “Trabalhando com Estratégias de Ensino-Aprendizagem por Descoberta na Área de Saúde: Problematização e Aprendizagem Baseada em Problemas”. Cad. Saúde Pública, vol. 20, n. 3, pp. 780-788, 2004.

DEPRESBITERIS, Lea; TAVARES, Marialva Rossi. Diversificar é preciso: instrumentos e técnicas de avaliação da aprendizagem. São Paulo: Editora Senac. 2009.

FONTANELLES, M. P.; CARVALHO, R. M.; PEREIRA, N.; JORGE, S. M. & MAIA, M. F. “Anatomical Dictionary of Structures and Terms: Version Bilingue Portuguese/English Using Multimedia in CD-ROM”. Revista Paraense de Medicina, vol. 20, n. 2, pp. 1-12, 2006.

FORNAZIERO, C. C. & GIL, C. R. R. “Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino da Anatomia Huma-na”. ver. Bras. Edu.c Med., vol. 27, n. 2, pp. 141-146, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

OLIVEIRA, G.A. Uso de metodologias ativas em educação superior. In: CECY, C.;
OLIVEIRA, G.A.; COSTA, E. Metodologias ativas: aplicações e vivências em educação farmacêutica. Brasília: Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico e Bioquímico, 2010.

SANTOS, S. S. A Integração do Ciclo Básico com o Profissional no Curso de Graduação em Medicina: uma Resistência Exemplar. Rio de Janeiro: Papel & Virtual; Teresópolis: Feso, 2005.

TURNEY, B. W. Anatomy in a Modern Medical Curriculum. Ann R Coll Surg Engl., vol. 89, n. 2, pp. 104-107, 2007.

Downloads

Publicado

03-12-2019

Como Citar

Medeiros, M. F., & Piffer, C. de C. (2019). CONFECÇÃO DE MODELOS TRIDIMENSIONAIS COMO PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM DE MORFOLOGIA OROFACIAL POR ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Dissertar, 1(33). https://doi.org/10.24119/16760867ed115285