O ENFERMEIRO NEONATOLOGISTA E A EDUCAÇÃO EM SERVIÇO NAS PRÁTICAS COTIDIANAS DE PROFILAXIA DA SEPSE EM UMA UTI NEONATAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed115250

Palavras-chave:

Educação, Enfermeiro, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Infecção

Resumo

A pesquisa teve como objetivo descrever as ações educacionais do enfermeiro na prática cotidiana em UTI neonatal e entender/compreender o método educacional do enfermeiro para profilaxia da sepse neonatal no seu cotidiano em UTI, pois esse assunto é de grande relevância acadêmica e social, já que aborda assuntos educacionais necessários na prática de enfermagem. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, elaborada através da busca eletrônica por dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), resultando no total de 12 artigos científicos que foram explorados no estudo. Com isso, foi identificado os fatores de risco para sepse neonatal, chamando atenção ao elevado índice de mortalidade neonatal por sepse, com destaque para a higienização das mãos e a educação permanente como aliadas da equipe de enfermagem na prevenção destes casos. Na conclusão foi possível inferir que, pela falta de treinamento que deveria ser dado a equipe, utilizando a educação permanente, gera danos à saúde dos RNs que se encontram em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, principalmente os que necessitam de tecnologias invasivas do cuidado para a manutenção da vida, como foi citado na pesquisa. O estudo apresenta limitações, pois nenhum artigo foi encontrado falando a respeito do papel de educador do enfermeiro perante a sua equipe, o que mostra que é um tema de muita relevância e que necessita de mais pesquisas futuras.

Biografia do Autor

RAPHAEL RODRIGUES DA SILVA, UNESA/SULACAP

Tem experiência na área de Enfermagem, Especialista em Enfermagem em Neonatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cardiologia, UTI Pediátrica e Neonatal. Especialista em Enfermagem Neonatal com ampla experiência gerencial e assistencial, também especialista em Gestão das Emergências do SUS, atuando na área de Gestão Hospitalar com ênfase em Qualidade e Acreditação Hospitalar pela metodologia JCI (Joint Commission International). Foi coordenador do Comitê de Acreditação Hospitalar do Hospital Estadual Albert Schweitzer no biênio 2012-2013. Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde, é Instrutor de BLS, Práticas Neonatais e Emergências Pediátricas do Centro de Treinamento Berkeley. Atualmente é professor da graduação em Enfermagem da UNESA na área de Saúde da Criança e do Adolescente, professor da pósgraduação em Enfermagem Pediátrica e Neonatal das universidades UNESA, UVA e FABA, além de ser tutor da cadeira de pronto atendimento do curso de Enfermagem do Trabalho da UCAM.

TAMIRES CAEIRA GOMES, GOMES, UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - Campus Niterói III

Discente do curso de Pós-Graduação em Enfermagem Pediátrica e Neonatal da Universidade Estácio de Sá/UNESA. Enfermeira Graduada pela Instituição Anhanguera Educacional. End.: Rua Francisco Gomes de Sousa, n. 9-A, São Gonçalo – RJ – CEP:24735-590.  

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Publicado

03-12-2019

Como Citar

SILVA, R. R. D., & GOMES, T. C. (2019). O ENFERMEIRO NEONATOLOGISTA E A EDUCAÇÃO EM SERVIÇO NAS PRÁTICAS COTIDIANAS DE PROFILAXIA DA SEPSE EM UMA UTI NEONATAL. Revista Dissertar, 1(33). https://doi.org/10.24119/16760867ed115250

Edição

Seção

Primeiros Passos