A Prática Pedagógica da Arqueologia no Ensino Fundamental e Médio:

o Desafio da Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil

Autores

  • César Lotufo UNESA

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed11228

Palavras-chave:

arqueologia, memória, história local, patrimônio cultural, educação, preservação

Resumo

O desafio da preservação do patrimônio cultural, no que tange à manuntenção da memória coletiva, é introduzido em países do chamado Terceiro Mundo, enquanto rumamos para a sociedade globalizada.
A prática do ensino da arqueologia, no Ensino Fundamental e Médio, tem mostrado o quão importante ela é na busca da cidadania, chave para o desenvolvimento sustentado.
No Brasil, prevenir torna-se um imperativo, quando fala-se em resgatar aspectos materiais comprobatórios da História Local. Daí disseminarmos, a cada dia, um maior número de informaçõs e ensinamentos sobre a cultura nacional, para o jovem em idade escolar.

Biografia do Autor

César Lotufo, UNESA

Arqueólogo. Pesquisador do Instituto Superior de Cultura Brasileira; Especialização em Didática do Ensino Superior (UFRJ); Especialização em Estudos dos Problemas Brasileiros (UFRJ); Mestre em Geografia (Geomorfologia/Estruturação Ambiental pelo Inst. Geo-Ciências UFRJ); Doutorado em Ciência da Informação (CNPq-IBICT/ECO - UFRJ); Professor adjunto na UNESA; Colaborador na Revista Mundial de Arqueologia (Coimbra - Portugal); tem livros publicados no Brasil sobre patrimônio cultural.
Em agosto/95, publicou no livro Arqueologia no Rio de Janeiro, organizado pela Profa. Dra. Maria da Conceição Beltrão: "A ocupação humana e seu impacto ambiental no litoral centro-sul do Rio de Janeiro".

Publicado

01-01-2001

Como Citar

Lotufo, C. (2001). A Prática Pedagógica da Arqueologia no Ensino Fundamental e Médio:: o Desafio da Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil. Revista Dissertar, 1(1), 22–24. https://doi.org/10.24119/16760867ed11228

Edição

Seção

Artigos