O Perfil Feminino na Obra de José Lins do rego:

Opressão e Discernimento

Autores

  • Sandra Maria P. do Sacramento UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed11226

Palavras-chave:

figuras femininas, imagens dialéticas, reserva de sentido, mudanças

Resumo

O presente ensaio tem como objeto de investigação a figura feminina na obra de José Lins do Rego, dimensionado em um contexto sócio-econômico-cultural. As personagens femininas chegam-nos através das imagens dialéticas alegóricas, privilegiadoras de uma razão pré-filosófica não comprometida com um único conceito de verdade, porque leva em consideração o sensível, o instante, o plural, ainda que não exclua a razão sistêmica. O sujeito da enunciação, muitas vezes declinado no masculino, reforça, ambivalentemente, através da memória, ora a ordem social agrário-burguesa evocada, ora o discurso dominante dos anos 30. José Lins do Rego, porém, encontra, no passado, uma reserva de sentido, vislumbrando, dessa forma, as promessas de felicidade, de totalidade harmoniosa, estendida a todo o gênero humano, fazendo com que a vida (particular) e a vida (geral) interajam-se, plenamente. Nesse momento, a obra de arte constitui-se em uma ruína, transformada em monumento, e, ao mesmo tempo, uma "não ruína", uma vez que postula mudanças qualitativas ao status quo.

Biografia do Autor

Sandra Maria P. do Sacramento, UFRJ

Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do rio de Janeiro. Tese premiada no 4° Festival Universitário de Literatura, na categoria ensaio, promovido pela Editora Livro Aberto-Cone Sul em convênio com a Xerox do Brasil em 2000. Este trabalho consta no seu livro O Perfil Feminino Na Obra de José Lins do Rêgo: Opressão e Discernimento, publicado pela referida editora.

Publicado

01-01-2001

Como Citar

P. do Sacramento, S. M. (2001). O Perfil Feminino na Obra de José Lins do rego:: Opressão e Discernimento. Revista Dissertar, 1(1), 19–22. https://doi.org/10.24119/16760867ed11226

Edição

Seção

Artigos