Os Fatores Críticos de Sucesso no “Start Up” de uma Franquia:

O Caso BR MANIA

Autores

  • Rubem de Toledo Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed11225

Palavras-chave:

conveniência, comércio, franquia, BRMania, estratégia competitiva

Resumo

A indústria da conveniência nasceu em 1927 no EUA, onde mercadorias eram disponibilizadas para os consumidores cerca de 15h/dia. A evolução dessa atividade proporcionou o casamento entre a conveniência e o comércio de revenda de derivados de petróleo, fazendo nascer as lojas de conveniência (convenience stores) em postos de serviço de todo o mundo.
Visando a avaliar as dificuldades existentes na partida desse tipo de varejo, este trabalho procurou analisar a estratégia competitiva utilizada pela Petrobras Distribuidora - BR na sua franquia BR MANIA, à luz da teoria Estágio de Ciclo de Vida do Produto, de Michael Porter.

Biografia do Autor

Rubem de Toledo, Estácio de Sá

Professor Titular da Universidade Estácio de Sá. Administrador - Mestre em Administração. Este trabalho foi apresentado em 05.04.2001 na Annual Conference - The Business Association of Latin American Studies - BALAS - University of San Diego California (EUA), será publicado nos Anais da Conferência.

Publicado

01-01-2001

Como Citar

de Toledo, R. (2001). Os Fatores Críticos de Sucesso no “Start Up” de uma Franquia:: O Caso BR MANIA. Revista Dissertar, 1(1), 13–17. https://doi.org/10.24119/16760867ed11225

Edição

Seção

Artigos