A elaboração do projeto de monografia:

o olhar do estudante do curso politécnico em radiologia

Autores

  • Jurema Nogueira Mendes Ranges UNESA

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed13172

Palavras-chave:

projeto, pesquisa, graduação, conhecimento, radiologia

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as dificuldades na execução de um projeto de monografia, apontadas por uma turma de alunos do Curso de Poli-técnico em Radiologia. Considera-se que a elaboração de um projeto é um elemento importante para auxiliar o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a construção de conhecimentos que favoreçam uma atitude política frente à realidade. Com instrumentos de coleta de dados, utilizou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado a uma turma de 42 alunos do 5º período noturno da Universidade Estácio de Sá em 2004. Trata-se de uma pesquisa ação, de caráter quanti-qualitativo. Conclui-se que a elaboração do projeto é um processo difícil, mas, favorece o desenvolvimento do pensar crítico.

Biografia do Autor

Jurema Nogueira Mendes Ranges, UNESA

Mestre em educação pela Universidade Estácio de Sá, (2003), especialista em Psicopedagogia em Educação (UNESA/1996), em Dificuldades de Aprendizagem: prevenção e reeducação (UERJ/2000) e em Leitura, Teoria e Prática: a leitura na escola (PUC-RJ/1990), graduada em Pedagogia (USU/1977). É docente da disciplina de Metodologia Científica nos cursos de Odontologia, Radiologia (UNESA). Já atuou como docente da mesma disciplina no curso de Enfermagem e da disciplina Metodologia da Pesquisa em Direito no curso de Direito da mesma Universidade.

Publicado

01-01-2004

Como Citar

Nogueira Mendes Ranges, J. (2004). A elaboração do projeto de monografia:: o olhar do estudante do curso politécnico em radiologia. Revista Dissertar, 1(6), 74–78. https://doi.org/10.24119/16760867ed13172

Edição

Seção

Artigos