A mulher e as práticas esportivas

Causas da não-adesão feminina aos esportes coletivos com bola

Autores

  • Zander Ribeiro W. Lins EsEFEx
  • Manoel Tubino FIEP

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed04141

Palavras-chave:

esport e mulher, práticas spotivas, não adesão feminina, educação física

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar possíveis causas da não-adesão da mulher, entre 20 e 35 anos, acerca da prática de esportes tradicionais com bola como forma de lazer ( futebol, basquete, voleibol, handebol). O método utilizado foi o estudo exploratório do tipo Survey, através da entrevista pessoal junto a 140 mulheres, dentre seis shopping centers da Cidade do Rio de Janeiro e o bairro de Copacabana. O instrumento utilizado na coleta de dados foi o questionário, aplicado através de entrevistas junto ao sujeito ao qual era solicitado que após ler as 21 questões abordadas indicasse, em ordem decrescente de importância, as seis causas mais relevantes à sua não adesão, em cada um dos locais visitados para, posteriormente, identificar as três causas mais incidentes.

Biografia do Autor

Zander Ribeiro W. Lins, EsEFEx

Mestrando m Ciência da Motricidade Humana (UCB), Licenciado em Educação Física (UCB), Professor da Universidade Estácio de Sá, curso de Educação Física (graduação) com especialização em Ciência da Preparação Física (UCB), leciona Educação Física há 20 anos na rede Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, com atuação na área de Educação Ambiental, Professor convidado da EsEFEx.

Manoel Tubino, FIEP

Presidente da FIEP (Fédération Internationale d'Education Phisique, Doutor em educação Física (Universidade Livre de Bruxelas), Doutor em Educação (UFRJ), Livre Docente (UERJ), Membro da Academia de Ci`ências Sociais, Pesquisador 1-A do CNPQ. Professor da UCB e UNISUAM e Autor de 25 livros.

Publicado

01-06-2005

Como Citar

Ribeiro W. Lins, Z., & Tubino, M. (2005). A mulher e as práticas esportivas: Causas da não-adesão feminina aos esportes coletivos com bola. Revista Dissertar, (8 e 9), 39–45. https://doi.org/10.24119/16760867ed04141

Edição

Seção

Artigos