Gerenciamento da qualidade em serviços de alimentação

Autores

  • Elisabete Coentrão Marques UFF
  • Cleonice de Oliveira Dias UNESA
  • Lenice Freiman de Oliveira UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed04137

Palavras-chave:

gestão da qualidade, serviços de alimentação, ciclo PDCA, condições higiênico-sanitárias, método APPC

Resumo

Uma empresa diferencia-se das outras quando oferece qualidade, confiabilidade, respostas rápidas e adequadas ao que o mercado pede. É necessário planejar, executar e compreender cada atividade e os funcionários envolvidos, para melhorar a competitividade, conseguindo desenvolver bom resultados e diminuir o desperdício. Desta forma, neste artigo buscou-se averiguar a qualidade como fonte de vantagem competitiva para as empresas de refeições coletivas através de um levantamento bibliográfico. Constatou-se que a qualidade deve ser um sistema permanente de aprimoramento no sentido de satisfazer o cliente em suas necessidades.

Biografia do Autor

Elisabete Coentrão Marques, UFF

Nutricionista - UFF. Bacharel em Administração - UNESA. Especialista em Administração de Serviços de Alimentação - UFRRJ.

Cleonice de Oliveira Dias, UNESA

Pedagoga. Mestre em Administração de Negócios - UNESA. Docente do Departamento de Administração - UNESA.

Lenice Freiman de Oliveira, UFRRJ

Doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos - UFRRJ. Docente do Departamento de Economia Doméstica - ICHS - UFRRJ. Responsável Técnica pelo Restaurante Escola da UFRRJ.

Publicado

01-06-2005

Como Citar

Coentrão Marques, E., de Oliveira Dias, C., & Freiman de Oliveira, L. (2005). Gerenciamento da qualidade em serviços de alimentação. Revista Dissertar, (8 e 9), 17–21. https://doi.org/10.24119/16760867ed04137

Edição

Seção

Artigos