Fonoaudiologia e Gênero

Autores

  • Julia Gonçalves Feitosa UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed04135

Palavras-chave:

fonoaudiologia, fala, distúrbios articulatórios, gênero

Resumo

Objetivo deste estudo foi verificar se as questões de gênero influenciam a decisão do juiz ponsáveis por crianças de 4 a 6 anos, com distúrbios na fala, a buscarem auxílio Da fonoaudiologia de forma diferenciada para meninos e meninas. A metodologia escolhida insere-se no paradigma fenomenológico, fazendo uso da abordagem qualitativa. Participaram da investigação quarenta e oito sujeitos, sendo doze meninos, doze meninas e vinte e quatro adultos responsáveis pelos mesmos. Os instrumentos empregados com as crianças foram: uma despistagem fonética/fonológica e uma entrevista sobre a construção do gênero acompanhada por uma caixa de brinquedos; com os responsáveis, o instrumento utilizado foi uma entrevista semi-estruturada. Os dados revelaram também que os responsáveis pelas crianças do estudo são influenciados pelas questões de gênero a buscarem auxílio Da fonoaudiologia prioritariamente e predominantemente para os meninos.

Biografia do Autor

Julia Gonçalves Feitosa, UFRJ

Mestre em Ciência da Motricidade Humana / Universidade Castelo Branco/ RJ - Pós-graduada em Fonoaudiologia / UNESA - Licenciada e Bacharel em Letras (português/Inglês) UFRJ Docente da Universidade Estácio de Sá e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

01-06-2005

Como Citar

Gonçalves Feitosa, J. (2005). Fonoaudiologia e Gênero. Revista Dissertar, (8 e 9), 9–13. https://doi.org/10.24119/16760867ed04135

Edição

Seção

Artigos