RADIOGRAFIA CARIOCA:

Uma reflexão sobre os ‘Espaços Culturais’ no Rio de Janeiro

Autores

  • Michelle Bronstein UNESA
  • Sady Bianchin UNESA

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed15132

Resumo

A intenção deste trabalho é lançando um olhar panorâmico acerca dos Centros Culturais de propriedade de empresas privadas ou mistas na Cidade do Rio de Janeiro, a partir de uma breve pesquisa realizada por alunos do curso de Pós-Graduação em Produção Cultural da Universidade Estácio de Sá. Nesse sentido, nos propomos à reflexão, ainda que nos limites desta abordagem, acerca do papel dos chamados “Centros Culturais” no cenário contemporâneo. Nossa pesquisa foi executado em 12 centro de cultura dos quais 10 se localizam na cidade e dois no interior do Estado do Rio. Desta forma, a partir do mapeamento realizado pelos alunos, o qual contemplou análise de aspectos como localização, capacidade física, equipamentos internos, fluxo de público, custo dos serviços, atendimento, limpeza Segurança, acessibilidade, programação, finalidade e divulgação, encontramos uma certa recorrência que permeia tanto as formas como estes espaços são percebidos pelos públicos que os frequentam, quanto a presença de um certo formato físico e ideológico que cada vez mais os aproxima da ideia de consumo e cada vez menos de ideais relacionados às políticas de democratização do acesso à cultura. Participaram desta pesquisa os alunos da disciplina de Administração Cultural do referido curso: André Luiz Garcez, António Filipak, Andréia Dutra, Cleyde Rosário, Ilma de Paula, Liliane de Brito, Luciane Rezende Paes, Renata Pertot, Robson Dias Martins, Sabrina Panzera, Tatiana Cirelli e Thiago Aguiar aos quais muito agradecemos.

Biografia do Autor

Michelle Bronstein, UNESA

Administradora de empresas, Especialista em gestão de Cultura pela UNESA e Mestranda em Comunicação Social pela PUC/Rio, atua na gestão do Centro Cultural FESO pró Arte, em Teresópolis-RJ, desde 1999 e é professora do Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Gestão e Produção Cultural da UNESA.

Sady Bianchin, UNESA

Doutor em Teatro e Sociedade pela Universidade de Roma, Mestre em Ciência da Arte pela UFF, Pós-Graduado em Comunicação e Cultura pelo UFRJ, Coordenador e professor do curso de Pós-Graduação Lato-Senso em Gestão e Produção Cultural da UNESA.

Publicado

01-06-2007

Como Citar

Bronstein, M., & Bianchin, S. (2007). RADIOGRAFIA CARIOCA:: Uma reflexão sobre os ‘Espaços Culturais’ no Rio de Janeiro. Revista Dissertar, 1(10 e 11), 81–83. https://doi.org/10.24119/16760867ed15132

Edição

Seção

Momento Cultural