Sementes de história local:

navegando entre a memória e a história

Autores

  • Suely Romero Estácio de Sá
  • Marcelo Biar UCAM
  • Eliana Vinhaes UERJ

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed15130

Palavras-chave:

oficina de história local, patrimônio histórico, lugares de memória, pertencimento, história do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo procura abordar limites e possibilidades de se trabalhar com uma história regional, enquanto método, e sua aplicação ao ensino de História. O resgate dos lugares de memória e da história da localidade, através de oficinas pedagógicas, pode enriquecer a reflexão teórica e prática do fazer docente cotidiano nas salas de aula, estimular a pesquisa e despertar a consciência do valor do patrimônio histórico local, tão pouco conhecido.

Biografia do Autor

Suely Romero, Estácio de Sá

Ex-professora de História da UFRJ e UGF; atual professora de História da estácio, Bacharel e Licenciada em História (UFRJ) e diplomada pelo Royal Society os Arts/ University of Cambridge (UK). Gerente Acadêmica do campus Jacarepaguá.

Marcelo Biar, UCAM

Professor de História da estácio e UCAM, Mestre em Serviço Social pela UERJ, área de concentração em Trabalho e Políticas Sociais, título: A FAETEC e o ensino profissional no Brasil neoliberal - a modernidade e suas velhas práticas, orientação Cezar Honorato.

Eliana Vinhaes, UERJ

Professora de História da UERJ, UGF e Estácio. Mestre em História Social do Brasil pela UFRJ, IFCS, área de concentração em Rio de Janeiro, título: Cantagalo: o uso e a posse da terra e as formas de acumulação e dispersão da terra e da riqueza local (1850-90), orientação Maria Yedda Leite Linhares. Doutorado UFF: Elites Agrárias Fluminenses: século XIX, orientação João Fragoso (não concluído).

Publicado

01-06-2007

Como Citar

Romero, S., Biar, M., & Vinhaes, E. (2007). Sementes de história local:: navegando entre a memória e a história. Revista Dissertar, 1(10 e 11), 71–75. https://doi.org/10.24119/16760867ed15130