As especialidades e os nexos com a formação contínua do enfermeiro: repercussões para a atuação no município do Rio de Janeiro

Autores

  • Iara Garcia Neves Estácio de Sá
  • Geilsa Soraia C. Valent UFRJ
  • Ligia de Oliveira Viana NUPESEnf - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed15129

Palavras-chave:

formação contínua, enfermeiro, Rio de Janeiro

Resumo

Este estudo, resultantes de um trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Enfermagem, objetivou captar como está sendo construído o processo de formação contínua do enfermeiro através das especialidades, bem como as repercussões que a especialização traz para a formação e atuação do enfermeiro na assistência de Enfermagem. Trabalhou-se com o material bibliográfico resultante de pesquisas científicas de Enfermagem publicadas nos últimos dez anos, sendo utilizada a análise de conteúdo para tratamento dos dados encontrados. Destacou-se que a especialização compõem o instrumento necessário à formação continua do enfermeiro, para que desenvolva as competências necessárias para atuar no mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.

Biografia do Autor

Iara Garcia Neves, Estácio de Sá

Acadêmica do 8º Período da Graduação em Enfermagem da Universidade estácio de Sá.

Geilsa Soraia C. Valent, UFRJ

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ, ex-professora da Universidade Estácio de Sá; Professora Assistente I do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa - Universidade Federal Fluminense - UFF; Mebro da diretoria do Núcleo de Pesquisa Educação e saúde - NUPESEnf - UFRJ.

Ligia de Oliveira Viana, NUPESEnf - UFRJ

Professora titular do Departamento de Metodologia da Enfermagem da escola de Enfermagem Anna Nery, Membro da diretoria do Núcleo de Pesquisa Educação e Saúde - NUPESEnf - UFRJ.

Publicado

01-06-2007

Como Citar

Garcia Neves, I., Soraia C. Valent, G., & de Oliveira Viana, L. (2007). As especialidades e os nexos com a formação contínua do enfermeiro: repercussões para a atuação no município do Rio de Janeiro. Revista Dissertar, 1(10 e 11), 65–70. https://doi.org/10.24119/16760867ed15129