Os fundos de ações e a alocação ótima de ativos proposta por Markowitz

Autores

  • Luiz Carlos Pereira Estácio de Sá
  • Antonio Carlos M. da Silva UNESA
  • Octavio Manuel B. Lion Banco Central do Brasil
  • Alfredo Macial da Silveira Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed15127

Palavras-chave:

risco, retorno, Markowitz, carteira eficiente

Resumo

Objetivo do presente estudo é analisar se é possível as carteiras dos fundos de investimento em ações superarem as carteiras formadas, segundo a teoria proposta por Markowitz (alocação ótima de ativos). São consideradas, para este propósito, as taxas de retorno de 150 ativos negociados na bolsa de valores de São Paulo e as taxas de retorno de 8 fundos de investimento em ações ativos selecionadas pelo critério de maior patrimônio. a pesquisa compreende o período de Janeiro a dezembro de 2005. Análise comparativa foi realizada através do desempenho do retorno mensal obtido entre 96 carteiras processadas Pelo modelo quadratico proposto por Markowitz e de 96 carteiras administradas pelos fundos de investimento em ações. Finalmente, utiliza-se uma estatística inferencial do tipo paramétrica denominada teste t de Student para amostras independentes.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Pereira, Estácio de Sá

Professor da Universidade estácio de Sá, UNESA - Rio de Janeiro, Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial, Pós-Graduado em Finanças, Graduado em Ciências Contábeis, Membro do Conselho Diretor da APIMEC -  Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais e Membro do Conselho do IBCPI - Instituto Brasileiro de Certificação dos Profissionais de Investimento.

Antonio Carlos M. da Silva, UNESA

Professor da Universidade Estácio de Sá, UNESA - Rio de janeiro, Doutor em Engenharia de Produção, Mestre em Administração e Ciências Contábeis, atualmente é analista do Departamento de Pesquisas do Banco Central do Brasil.

Octavio Manuel B. Lion, Banco Central do Brasil

Professor sobre o Mercado Financeiro, Doutor em Engenharia de Produção, Mestre em Estatística e Métodos Quantitativos, MBA finanças, Bacharel em Matemática, Funcionário do Banco Central do Brasil, atualmente lotado no Departamento de Estudos e Pesquisas.

Alfredo Macial da Silveira, Estácio de Sá

Professor Titular da Universidade Estácio de Sá, UNESA - Rio de Janeiro, Doutor em Economia, Mestre em Engenharia de `Produção, Graduado em Engenharia Elétrica.

Publicado

01-06-2007

Como Citar

Pereira, L. C., M. da Silva, A. C., B. Lion, O. M., & Macial da Silveira, A. (2007). Os fundos de ações e a alocação ótima de ativos proposta por Markowitz. Revista Dissertar, 1(10 e 11), 50–56. https://doi.org/10.24119/16760867ed15127