A Motivação doo Consumo de Bens Falsificados em Grupos Sociais Distintos

Autores

  • Ana Paula Borges Gonçalves Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed15125

Palavras-chave:

consumo, bens falsificados, grupos sociais

Resumo

A temática consumo há muito tempo deixou de ser estudada apenas sob a perspectiva reducionista em torno do trabalho do capital, para ser pensada e entendida como fenômeno complexo, fundamental para entender a sociedade contemporânea. A partir desta nova perspectiva, o consumo passou a ser importante na construção de identidade, na diferenciação entre os grupos sociais e econômicos e na construção de significados. Com o crescimento dos bens falsificados, este artigo pretende contribuir no entendimento das diferentes motivações de compra e uso de bens não -originais em grupos sociais distintos. A partir de um estudo exploratório, o pesquisador identificou padrões e diferenças de valores e significados nos discursos destes representantes, além de ter salientado a distinção de comportamento, também por categorias de produtos falsificados.

Biografia do Autor

Ana Paula Borges Gonçalves, Estácio de Sá

Mestre em Gestão Empresarial pela EBAPE/FGV, graduada em Comunicação Social pela UFRJ, Pesquisadora e Professora de Comunicação e Marketing da Universidade Estácio de Sá.

Publicado

01-06-2007

Como Citar

Borges Gonçalves, A. P. (2007). A Motivação doo Consumo de Bens Falsificados em Grupos Sociais Distintos. Revista Dissertar, 1(10 e 11), 34–42. https://doi.org/10.24119/16760867ed15125