Reflexões sobre a influência do comportamento do turista na preservação dos recursos naturais da pedra da mina, Unidade de conservação do estado de Minas Gerais.

Autores

  • Cassiano Caon Amoriom Estácio de Sá
  • Anne Bastos Martins Estácio de Sá
  • Luiz Henrique de Oliveira Santos GBV

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed07108

Palavras-chave:

espaço natural, preservação, demanda, planejamento

Resumo

Este artigo tem a intenção de demonstrar que a preservação de espaços naturais está diretamente ligada ao comportamento dos turistas, entre outros determinantes. Partiu-se do pressuposto que quando o turista age de acordo com os princípios da sustentabilidade torna-se capaz, de aliar entretenimento e uso responsável. Contudo, não recae sobre a demanda toda a responsabilidade, o próprio destino deve reconhecer a importância do planejamento que preveja infraestrutura adequada e a instituição de diretrizes comportamentais que induza o turista a tal. A fim de empreender tal discussão utilizou-se pesquisa bibliográfica e de campo, elegendo por objeto de estudo o Pico da Pedra da Mina localizada em uma Unidade de Conservação de Minas Gerais. Verificou-se que o local sofre as consequências de uma demanda espontânea e não orientada por um planejamento local, o que deixa seus recursos naturais vulneráveis à ação do homem.

Biografia do Autor

Cassiano Caon Amoriom, Estácio de Sá

Mestre em ordenamento Territorial e Ambiental pela Universidade Federal Fluminense e Doutorando em Geografia Humana pela USP – São Paulo. Docente do Curso de Turismo da Faculdade Estácio de Sá Juiz de Fora e em outras instituições privadas de ensino superior.

Anne Bastos Martins, Estácio de Sá

Bacharel em Turismo pela Faculdade de Turismo de Santos Dumont; Especialista em Marketing pela Universidade Estácio de Sá; Especialista em Ecoturismo: interpretação e planejamento de atividades pela Universidade Federal de Lavras; Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa. Coordenadora e Professora do Curso de Graduação em Turismo da Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora.

Luiz Henrique de Oliveira Santos, GBV

Diretor executivo e professor da ONG Grupo Brasil Verde -  GBV.

Publicado

02-06-2008

Como Citar

Caon Amoriom, C., Bastos Martins, A., & de Oliveira Santos, L. H. (2008). Reflexões sobre a influência do comportamento do turista na preservação dos recursos naturais da pedra da mina, Unidade de conservação do estado de Minas Gerais. Revista Dissertar, (14 e 15), 69–74. https://doi.org/10.24119/16760867ed07108

Edição

Seção

Primeiros Passos