Conceitos e Práticas mais significativos da aprendizagem de docência online:

um ensaio sobre as Experiências dos autores nessa modalidade de ensino

Autores

  • Saulo Barbará de Oliveira EBAPE
  • José Maria Rodrigues Noronha UNESA
  • Fernando Koke Yassuhira UNESA
  • Jovelino Gomes Pires Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed07104

Palavras-chave:

ensino a distância, EaD, Prática docente, tecnologias do ensino a distância

Resumo

A Educação a Distância está mudando radicalmente a nossa concepção de ensino e aprendizagem: um fenômeno sem precedente, quando aos recursos utilizados e o seu crescimento acelerado, como forma de adquirir e transferir informação, conhecimento e induzir ao estudo on-line e suas vantagens. Mas a sua rápida expansão no Brasil causa espanto e assusta até os docentes mais bem preparados para esta modalidade de ensino. Nossa preocupação neste artigo é discutir parte da problemática atual na prática de ensino a distância (EaD) com uso das tecnologias atualmente disponíveis. Trata-se da Extensão de um trabalho desenvolvido pelos Professores Saulo Barbará e José Noronha e complementada pelos Professores Fernando Koki e Jovelino Pires para a conclusão do Curso de Capacitação de Professores On-line, promovido pela Universidade Estácio de Sá nos últimos quatro meses de 2008, cujo objetivo foi habilitar cerca de 300 docentes nesta modalidade de ensino. O trabalho que ora apresentamos está baseado nas experiências dos autores com a prática do EaD na disciplina Gestão da Qualidade, durante quatro períodos letivos consecutivos (dois anos), com cerca 2400 alunos, sendo fruto também das frequentes conversar dos autores com os seus colegas do EaD sobre o tema.

Biografia do Autor

Saulo Barbará de Oliveira, EBAPE

Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ. Professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE), da universidade Estácio de Sá e do Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro em cursos de graduação e Pós-graduação de Administração e Tecnologia de Informação. Membro do Laboratório de Sistemas Avançados da Gestão da Produção (UFRJ/COPPE/SAGE). Membro da Comissão de Estudo Especial de Gestão de Riscos da ABNT. Especialista em Tecnologias de Informação tendo ocupado vários cargos, como o de Diretor Técnico do NPD (UFF) e de Diretor de Suporte e Tecnologia do PRODERJ. Tem experiência em gestão de processos e sistemas da qualidade com livros e trabalhos e publicados nestas áreas.

José Maria Rodrigues Noronha, UNESA

Graduando em Administração pela UFPA, pós-graduando em Administração pública (especialização) pela Fundação Getúlio Vargas, Professor da UNESA nos cursos de graduação em Administração, graduação em Turismo, graduação em Recursos Humanos no Instituto Politécnico e Professor-tutor de ensino a Distância (EAD). Especialista em Desenvolvimento Organizacional e em Gestão da Qualidade Total (Lead Auditor). Participou de programas de aperfeiçoamento na Universidade da Califórnia (UCLA), EUA, na Universidade de Rio Cederas, Porto Rico. E na Universidade de Bath, Inglaterra. Tem atuado como professor convidado em instituições de ensino superior, conferencista e consultor junto a empresas públicas e privadas. Autor de artigos sobre administração e consultoria. Exerceu cargos de gerência no SERPRO, na Companhia LIBRA e na N &F Consultores Assiciados Ltda.

Fernando Koke Yassuhira, UNESA

Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá; Graduando em Administração pela PUC/SP; Professor-Adjunto de Administração de Material da PUC/RJ; Professor Titular de gestão Logística e de Administração da Produção de Bens e de Serviços da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Coordenador do Núcleo Produção do Curso de Administração da UNESA e membro da Comissão de Logística do Conselho Regional de Administração do Estado do Rio de Janeiro; Professor-Conteudista Gestão da Qualidade da Educação a Distância da Universidade UNESA.

Jovelino Gomes Pires, Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB

Mestre em Administração Pública pela FGV/EBAPE; Bacharel em Administração pela AUDF; Coordenador e Professor da FEMAR – Curso de Comércio Exterior; Professor Titular de diversas Universidades; Membro da Comissão Verificação prévia para aprovação do Curso de Administração Pública da FESP (Fundação de Ensino de Serviço Público/RJ); Membro titular da Comissão Nacional Permanente Portuária – Ministério do Trabalho e Empregos; Coordenador da Câmara de Logística Integrada da Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB; Professor Titular da Universidade Estácio de Sá.

Publicado

02-06-2008

Como Citar

Barbará de Oliveira, S., Rodrigues Noronha, J. M., Koke Yassuhira, F., & Gomes Pires, J. (2008). Conceitos e Práticas mais significativos da aprendizagem de docência online:: um ensaio sobre as Experiências dos autores nessa modalidade de ensino. Revista Dissertar, (14 e 15), 51–55. https://doi.org/10.24119/16760867ed07104

Edição

Seção

Artigos