Histórico
A ideia da criação de uma revista acadêmica produzida pelos professores para os professores surgiu no final dos anos 80, com a primeira diretoria da Associação. Contudo, por dificuldades várias, não conseguiram realizá-la naquele tempo.
Foi na segunda diretoria da Associação, na gestão do Presidente Professor Luiz Fernando Ribeiro Loureiro, que se iniciou a execução da revista, em 2000. Professores foram chamados a contribuir com o layout, capa, organização interna e número de artigos, etc: foi chamado o Publicitário Professor Fernando Loureiro para criar o padrão das quatro capas e o layout de páginas. Para ser a editora da revista, foi convidada a Professora Ana Shirley de França Moraes, formada em Letras e Administração, com especialização em metodologia científica e mestrado e doutorado em educação, com experiência prática na seleção de artigos científicos, dada à sua participação como parecerista na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, do Inep, e publicações em vários periódicos.
É importante ressaltar que a Revista é totalmente financiada com recursos da Associação e não recebe apoio financeiro da Universidade Estácio de Sá, o que permite a autonomia de publicação ao corpo editorial da revista e da Diretoria da Associação, já que é mantenedora, por meio das contribuições de seus associados professores.
A Dissertar, inicialmente, em seu primeiro número, possuía duas seções: Dissertar Entrevista e Artigos. Foi escolhido um layout para a capa da Revista de forma padrão, composto por letras dispostas em sequência aleatória, onde as cores das letras e o fundo mudariam de edição para edição. Com padrão clássico que se mantém desde o primeiro número até o atual, a Dissertar foi lançada com edição semestral e tiragem de 1000 exemplares.
Desde o primeiro número, buscou-se normatizá-la pela ABNT e as recomendações editoriais acadêmicas. Criaram-se as determinações e as políticas de publicação, em que se aceitavam artigos, resenhas e ensaios. Assim, em julho de 2001, o primeiro número da Revista Dissertar foi lançado. Fizeram parte da edição de lançamento os seguintes artigos: Contribuição da neurolinguística ao jornalismo, Os fatores críticos de sucesso no “Start Up” de uma franquia: o caso BR Mania, O perfil feminino na obra de José do Rego: opressão e discernimento, A prática pedagógica na Arqueologia no ensino fundamental e médio: o desafio da preservação do patrimônio cultural no Brasil, Produção enxuta: o caso da indústria automobilística e Processo decisório de mudança na formação do Administrador: como operacionalizar a base cultural.
A partir de 2001, os professores da Universidade Estácio de Sá, bem como professores de outras instituições de ensino passaram a ter mais uma opção para a disseminação de conhecimento, realizado em pesquisas, estudos acadêmicos e trabalhos mercadológicos e acadêmicos. Desde a criação, a revista já possuía ISSN 1676-0867.
Em 2008, a editora executiva se filiou à Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC, na busca de aperfeiçoar o trabalho realizado na Revista. Assim, a partir deste ano, a logo da Associação passou a figurar em uma das páginas pré-textuais da Revista Dissertar.
Devido à grande demanda e procura por publicação na revista, ampliaram-se as seções e a quantidade de artigos por edição, número a número. Também a Revista passou a receber artigos de professores da Estácio, de outras cidades, como Juiz de Fora, Vitória e cidades do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, a Revista Dissertar faz parte da Lista Qualis 2012 da Capes, tendo como estrato a classificação C e sua tiragem é de 2.000 exemplares.