A Interferência na Ritmicidade¹ Biológica do sono do Enfermeiro que Trabalha na Unidade de Terapia Intensiva

Autores

  • Rachele Breder dos Santos Núcleo de pesquisa Educação e Saúde em Enfermagem – NUPESENF
  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente Núcleo de Pesquisa Educação e saúde em Enfermagem da EEAN-UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed0799

Palavras-chave:

Privação do sono, plantão noturno, terapia intensiva, enfermeiro

Resumo

Trata-se de um Trabalho de conclusão de Curso, realizado no segundo semestre de 2005. Teve como objeto de estudo a interferência na ritmicidade biológica do sono do enfermeiro que trabalha na unidade de terapia intensiva como plantonista, com objetivo de verificar a saúde do enfermeiro que trabalha sob o efeito da privação do sono. Compõe uma pesquisa qualitativa, com análise temática de dados. Participaram do estudo 6 enfermeiros, com análise temática de dados. Participaram do estudo 6 enfermeiros, sendo possível perceber, na maioria dos entrevistados, atuação em mais de um emprego, e revelaram ter descanso irregular, disposição mental rebaixada, pouco contato com a família e amigos, trazendo a clara percepção da necessidade de atenção especializada à saúde do trabalhador de Enfermagem que atua no horário no turno.

Biografia do Autor

Rachele Breder dos Santos, Núcleo de pesquisa Educação e Saúde em Enfermagem – NUPESENF

Graduação em enfermagem da Universidade Estácio de Sá no ano de 2005. Atualmente é enfermeira, professora substituta do departamento de saúde Coletiva da EEAN/UFRJ; membro do Núcleo de pesquisa Educação e Saúde em Enfermagem – NUPESENF.

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Núcleo de Pesquisa Educação e saúde em Enfermagem da EEAN-UFRJ.

Doutoranda em Enfermagem pela EEAN/UFRJ; especialista em Enfermagem do Trabalho; professora da Universidade Estácio de Sá; Professora do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Universidade Federal Fluminense- UFF; membro da Diretoria do Núcleo de Pesquisa Educação e saúde em Enfermagem da EEAN-UFRJ.

Publicado

02-06-2008

Como Citar

Breder dos Santos, R., & Soraia Cavalcanti Valente, G. (2008). A Interferência na Ritmicidade¹ Biológica do sono do Enfermeiro que Trabalha na Unidade de Terapia Intensiva. Revista Dissertar, (14 e 15), 34–37. https://doi.org/10.24119/16760867ed0799

Edição

Seção

Artigos