Diagnose da efetividade das Ações dos conselhos Tutelares a Partir da Criação do Estatuto da Criança e do Adolescente

Autores

  • Alcebíades Dantas Lôbo Junior UNESA

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed0796

Palavras-chave:

Conselho Tutelar, ECA, atuação, Constituição federal, Direito Educacional.

Resumo

Este Trabalho teve como objeto de estudo a atuação dos conselhos tutelares a partir da criação do ECA, na garantia constitucional dos direitos e voltando o seu olhar para outros campos e necessidades da criança e do adolescente. O referencial teórico que deu suporte à pesquisa consistiu de estudos e pesquisas sobre escolha dos Conselheiros. A metodologia utilizada iniciou-se com estudo de caráter exploratório, com base em questionário e observação em uma unidade do conselho Tutelar. Seguiu-se o estudo de documentos oficiais disponíveis e confidenciais, O texto inclui a descrição e análise da atuação do conselheiro, A escolha da unidade inicialmente baseou-se nos índices de encaminhamentos levantados na rede particular, municipal e estadual de ensino. A Hipótese inicial foi a de que a atuação do Conselheiro é voltada principalmente para a execução das tarefas administrativas e secundariamente para a ação de acompanhamento dos casos que chegam ao Conselho Tutelar. Os resultados da pesquisa confirmaram parcialmente tal hipótese, atestando a complexidade da atuação do conselheiro. Compreendemos, portanto, que há muitos determinantes que explicam a atuação desse profissional, sobrecarregado de expectativas, que enfrenta o cotidiano do Conselho Tutelar na complexidade das condições de funcionamento dessa entidade pública.

Biografia do Autor

Alcebíades Dantas Lôbo Junior, UNESA

Titular de Graduação da universidade Estácio de Sá, UNESA – Rio de Janeiro, MBA em Direito Educacional, Especialista em Técnicas de Ensino Superior, Graduando em Tecnologia da Informação – Lecionando disciplinas nas áreas de Educação, Tecnologia da Informação e Administração.

Publicado

02-06-2008

Como Citar

Dantas Lôbo Junior, A. (2008). Diagnose da efetividade das Ações dos conselhos Tutelares a Partir da Criação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Revista Dissertar, (14 e 15), 17–22. https://doi.org/10.24119/16760867ed0796

Edição

Seção

Artigos