SOFTWARE LIVRE

Como economizar muito dinheiro, com eficiência, ficando na legalidade e ainda praticamente imune a vírus de computador

Autores

  • Evandro Andrade da Silva

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed1894

Palavras-chave:

Software livre, open Source, Propriedade intelectual, Software proprietário, Freeware, Shareware, GNU, GNU GPL, Licença Commons.

Resumo

Com a popularização do computador e o acesso à internet através do computador pessoal, cada vez mais se tem acesso a um enorme conteúdo de sites, nos quais a cultura e a informação estão ás vistas de todos.

Existem os Partidários, que devem ser elogiados, que ao mencionarem dispositivo constitucional no qual explicita que a informação é um direito de todo brasileiro, portanto o direito autoral, segundo alguns doutrinadores ficaria prejudicado diante daquele preceito constitucional de que todos têm direito à informação e à cultura na grande rede.

Recentemente até vimos novas regras com relação à propaganda eleitoral quebrando paradigmas e extrapolando o que dantes a lei colocava numa coleira ou numa redoma, agora poderão ser livremente tratados através de propaganda eleitoral, mas, na grande rede.
 Fala-se tanto em software livre, opensource, freeware, shareware e várias outras definições, mas a grande maioria não sabe de seu direito e quais são os direitos de seus originadores, programadores e o que estes imputam aos usuários.

 

Biografia do Autor

Evandro Andrade da Silva

Advogado Criminalista; Árbitro do II Tribunal Arbitral do estado do Rio de Janeiro; Professor da universidade Estácio de Sá; Especialista em Magistério Superior em Direito; Especialista em Direito penal, Processo Nela; Especializado em Crimes na Internet, Direito da Informática, Direito na tecnologia da Informação e Direito na Grande rede: Pós-Graduando em EAD; Mestrado em Ciências da saúde e do meio Ambiente

Publicado

01-06-2009

Como Citar

Andrade da Silva, E. (2009). SOFTWARE LIVRE: Como economizar muito dinheiro, com eficiência, ficando na legalidade e ainda praticamente imune a vírus de computador. Revista Dissertar, 1(16 e 17), 67–70. https://doi.org/10.24119/16760867ed1894

Edição

Seção

Momento Cultural