Análise ambiental para pequenos empreendedores

Autores

  • Jandira Rocha Estácio de Sá
  • Mauro Pereira de Jesus Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed1888

Palavras-chave:

empreendedores, bairro, satisfação dos consumidores

Resumo

O empreendedorismo por necessidade é uma realidade no Brasil. Pessoas comuns, por motivos adversos, abrem seu próprio negócio. Sem acesso às ferramentas administrativas capazes de lhe dar uma visão privilegiada do ambiente de negócio, muitos deles não sobrevivem ao mercado cada vez mais competitivo. Nos bairros de periferias das grandes cidades é comum o empreendimento pelos próprios moradores. algumas vezes esse fenômeno traz benefícios sociais para a população como a geração de emprego, renda e comodidade. Há de se observar, porém, que a falta de visão holística contribui para o fracasso ou desistência de empreender. Desta forma, este trabalho mostra o resultado de uma pesquisa realizada entre abril e Outubro de 2009 no bairro da Periferia da cidade do Rio de Janeiro onde foi possível demonstrar uma concorrência aparentemente desigual em determinado ramo de atividade, porém com lacunas abertas aqueles que desejam empreender naquele cenário.

Biografia do Autor

Jandira Rocha, Estácio de Sá

Mestre em educação-UNESA; especialista em Psicologia Clínica-FEFACEL; especialista em Psicopedagogia-UNIAAL; Graduada em Psicologia-FEFACEL; Docente da Universidade Estácio de Sá.

Mauro Pereira de Jesus, Estácio de Sá

Formado em Administração da Universidade Estácio de Sá, projeto de iniciação científica 2008.

Publicado

01-06-2009

Como Citar

Rocha, J., & Pereira de Jesus, M. (2009). Análise ambiental para pequenos empreendedores. Revista Dissertar, 1(16 e 17), 37–42. https://doi.org/10.24119/16760867ed1888