O ensino da gramática como metalinguagem ou por que só ensinam gramática normativa os professores de português?

Autores

  • José Arnaldo Guimarães Filho Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed1884

Palavras-chave:

gramática normativa e descritiva, ensino de língua potuguesa, linguística aplicada

Resumo

 O presente artigo é um levantamento das possíveis razões pelas quais os professores de português priorizam em suas aulas o ensino da gramática normativa e uma tentativa de se compreender o porquê de pautarem o ensino em uma metodologia baseada na exposição de regras e nomenclaturas que prescrevem o que se deve e o que não se deve fazer no uso da língua portuguesa em sua modalidade padrão, exemplar ou culta.

Biografia do Autor

José Arnaldo Guimarães Filho, Estácio de Sá

Professor de Língua Portuguesa da Universidade Estácio de Sá.

Publicado

01-06-2009

Como Citar

Guimarães Filho, J. A. (2009). O ensino da gramática como metalinguagem ou por que só ensinam gramática normativa os professores de português?. Revista Dissertar, 1(16 e 17), 25–28. https://doi.org/10.24119/16760867ed1884