A docência em ambientes virtuais de aprendizagem:

reinventando a formação e a prática pedagógica

Autores

  • Lana Lobo da Silva Ganga Estácio de Sá
  • Lúcia Regina Goulart Vilarinho UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed1883

Palavras-chave:

cibercultura, docência online, formação de professores

Resumo

Este artigo focaliza o desafio da docência online a partir de quatro indagações: (a) que implicações se derivam do fenômeno da cibercultura para a prática docente? (b) porquê a docência em ambientes virtuais de aprendizagem ganha outras dimensões? (c) o que se espera de um docente no ensino online? (d) é necessária uma formação específica para a realização da docência online? O que aqui se discute desta-se a professores que estão migrando do ensino superior presencial para o online ou que já perceberam a tendência da não-separação entre essas duas modalidades educacionais.

Biografia do Autor

Lana Lobo da Silva Ganga, Estácio de Sá

Mestre em educação pela Universidade Estácio de Sá; docente dos Cursos de Graduação em Letras e Administração dessa universidade.

Lúcia Regina Goulart Vilarinho, UFRJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do rio de Janeiro (UFRJ); docente do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá(RJ);

Publicado

01-06-2009

Como Citar

Lobo da Silva Ganga, L., & Goulart Vilarinho, L. R. (2009). A docência em ambientes virtuais de aprendizagem:: reinventando a formação e a prática pedagógica. Revista Dissertar, 1(16 e 17), 17–24. https://doi.org/10.24119/16760867ed1883