A natureza das expectativas do consumidor e o impacto no gerenciamento do marketing de serviços bancários

Autores

  • Alexandre H. Silva de Lim. UNESA
  • Denise Gagliardi de Lima UNESA

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed1882

Palavras-chave:

expectativa da qualidade, marketing interno, competências gerenciais

Resumo

O presente estudo pretende contribuir para a melhoria do gerenciamento do marketing de serviços bancários. Para atingir tal objetivo, procurou-se compreender o direcionamento gerencial das empresas a fim de alcançar a satisfação dos clientes. A partir desse ponto de referência, buscou-se quantificar as expectativas dos clientes, bem como, a percepção da gerência acerca dessas expectativas. A pesquisa é e tipo exploratória, tendo em vista que examina o gerenciamento do marketing de serviços bancários. O método empregado foi de pesquisa bibliográfica e de campo, através da aplicação de questionários para gerentes e clientes. As conclusões do estudo apontam para a identificação de atributos que servem de pano de fundo no julgamento que os clientes fazem em relação à qualidade dos serviços bancários. Foram identificados cinco atributos que se mostraram relevantes na formação das expectativas dos clientes. Esses atributos são consistentes com pesquisas anteriores e são discutidos extensivamente no referencial teórico, aplicando-se não apenas ao serviços. Por fim, após a aplicação do método estatístico para testar a hipótese indagada no presente estudo, observou-se a existência de discrepâncias significativas nos dois bancos pesquisados em relação às expectativas dos clientes e a percepção dos gerentes acerca daquelas expectativas.

Biografia do Autor

Alexandre H. Silva de Lim., UNESA

Mestre em Administração (UNESA). Especialista em Qualidade de Serviçis. (UPE). Graduado em Administração (UFPE). Professor da UNESA. Coordenador do curso de Tecnologia em Marketing da UNESA Campus São Gonçalo. Professor do curso de Aministração da UNISUAM.

Denise Gagliardi de Lima, UNESA

MBA em gestão de Pessoas (UFPE). Graduada em Administração. professora da UNESA nos cursos de Administração, Tecnologia em Marketing e Recusos Humanos.

Publicado

01-06-2009

Como Citar

H. Silva de Lim., A., & Gagliardi de Lima, D. (2009). A natureza das expectativas do consumidor e o impacto no gerenciamento do marketing de serviços bancários. Revista Dissertar, 1(16 e 17), 9–16. https://doi.org/10.24119/16760867ed1882