Trabalho e currículo e fazer docente:

Desafos para o novo século

Autores

  • Ruth da Cunha Pereira UERJ
  • Therezinha de Jesus Conde Pinto UERJ

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed1979

Palavras-chave:

mundo do trabalho, currículo, docência

Resumo

O presente artigo aborda o cenário internacional, marcado pela globalização da economia, decorrendo, daí, um novo perfl do trabalhador. A escola, por sua vez, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, vem sofrendo apelos em prol da qualidade de ensino, no sentido de desenvolver competências nas novas gerações. Ocorre que pautar as ações pedagógicas na lógica do mercado empobrece o sentido de educar, se fazendo necessária uma formação mais ampla, crítica e humana que contribua para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária, emancipada e democrática.

Biografia do Autor

Ruth da Cunha Pereira, UERJ

Profª. Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Therezinha de Jesus Conde Pinto, UERJ

Professora Auxiliar da Instituição: Universidade Estácio de Sá e Mestre em Educação – UERJ

Publicado

01-01-2010

Como Citar

da Cunha Pereira, R., & de Jesus Conde Pinto, T. (2010). Trabalho e currículo e fazer docente:: Desafos para o novo século. Revista Dissertar, 1(18 e 19), 56–72. https://doi.org/10.24119/16760867ed1979