Prova como instrumento de aprendizagem

Autores

  • Ana Maria Monica Machado de Oliveira Universidade de Havana

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed1977

Palavras-chave:

avaliação, prova, ensino, instrumento de aprendizagem

Resumo

Este artigo registra uma prática vivenciada com outros docentes universitários cujo propósito tem sido compartilhar aspectos técnico-pedagógicos sobre construção de questões de prova. Tenta desmistifcar a concepção de prova como verifcação descontextualizada, questões improvisadas e, muitas vezes, confusas em suas proposições. Para se integrar ao processo de ensino-aprendizagem, como um dos instrumentos de avaliação dos alunos, a prova deve propor questões estruturadas de modo a provocar leitura, reflexão e evidências de habilidades e competências, transformando-se, também, em mais um momento de estudo e reflexão tanto para o docente quanto para o estudante universitário.

Biografia do Autor

Ana Maria Monica Machado de Oliveira, Universidade de Havana

Doutora em Ciências Pedagógicas: Universidade de Havana; Mestre em Educação: Universidade Federal do Rio De Janeiro; Especialista em Avaliação Institucional: Unb/ Cátedra Unesco; Prof. titular da Universidade Estácio de Sá; Assessora pedagógica da Diretoria de Educação à Distância - Universidade Estácio de Sá; Professora dos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Educação Física.

Publicado

01-01-2010

Como Citar

Monica Machado de Oliveira, A. M. (2010). Prova como instrumento de aprendizagem. Revista Dissertar, 1(18 e 19), 42–47. https://doi.org/10.24119/16760867ed1977