O marketing social como ferramenta estratégica nas organizações brasileiras

Autores

  • Sylvio Moreira Alexandre Filho UNESA
  • Juliana Rita da Silva Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed11069

Palavras-chave:

ferramentaestratégica, Marketing Social, Responsabilidade Social

Resumo

Este artigo visa promover uma reflexão sobre a utilização do conceito de Marketing Social nas organizações brasileiras. Para tanto, a primeira parte do trabalho inicia-se pela busca conceitual do marketing. Após, é abordado o verdadeiro significado de Marketing Social, ou seja, será apresentada diferença entre o Marketing Social e o marketing de negócio, como também a representatividade dos P's do Marketing Social. Num seguinte momento, procurará se distinguir o Marketing Social da Responsabilidade Social. Logo após será feita uma análise do uso do Marketing Social como ferramenta estratégica e sua aplicabilidade na realidade brasileira. Ao final, serão apresentadas alguns casos de sucesso de Marketing Social, baseado em todas as informações do artigo. O estudo será conduzido envolvendo apenas empresas brasileiras. A pesquisa será conduzida de forma teórica, com apoio na literatura disponível, porém envolverá relatos de casos.

Biografia do Autor

Sylvio Moreira Alexandre Filho, UNESA

Professor Titular da Universidade Estácio de Sá. Graduado em Administração, Ciências Sociais e Pedagogia (Supervisão). Especialização em Pesquisa em educação (UFRJ) e Psicopedagogia (Universidad de La Habana/Cuba. Mestrado em Educação (UNESA).

Juliana Rita da Silva, Estácio de Sá

Administradora. ex-aluna da Universidade Estácio de Sá - Campus Tom Jobim.

Publicado

01-07-2014

Como Citar

Moreira Alexandre Filho, S., & da Silva, J. R. (2014). O marketing social como ferramenta estratégica nas organizações brasileiras. Revista Dissertar, 1(20 e 21), 71–77. https://doi.org/10.24119/16760867ed11069

Edição

Seção

Primeiros Passos