As representações sociais de docentes sobre a modalidade de educação a distância no ensino superior

Autores

  • Guilherme Balbone Marques Estácio de Sá
  • Virginia Almentero Marques Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed11062

Palavras-chave:

Educação a Distância, Representação Social, Ensino Superior

Resumo

O momento atual vem sendo marcado pela cadência acelerada com que surgem as inovações didáticas e tecnológicas e as consequentes transformações conduzem para o surgimento de novas estratégias na instituições, nas organizações e em suas atividades. A Educação a Distância, conhecida como EAD, significa no conjunto da sociedade atual uma reformulação metodológica, pedagógica e de quebra de paradigmas. A abordagem central consiste em que para existir ensino não se faz imperrativa a figura do docente ou de um grupo de estudantes em uma sala de aula tradicional. Essa modalidade de ensino corresponde a uma metodologia educacional na qual a maior parte da comunicação é intercedida de mecanismos tecnológicos que facilitam a suplantação da distância física. Tal modalidade de educação é antiga e sempre contou com o apoio de alguma tecnologia. A primeira tecnologia que viabilizou a EAD foi a escrita. (Costa, 2002).

Biografia do Autor

Guilherme Balbone Marques, Estácio de Sá

Mestre em psicologia (UNIVERSO); Especialização em Recursos Humanos pelo IAG-Master (PUC), Graduado em Psicologia (UCL). Professor da Universidade Estácio de Sá.

Virginia Almentero Marques, Estácio de Sá

Mestre em Saúde Pública (ENSP); Especialização em Docência Superior (UNESA), Graduada em Psicologia (UGF). Professora da Universidade Estácio de Sá.

Publicado

01-07-2014

Como Citar

Balbone Marques, G., & Almentero Marques, V. (2014). As representações sociais de docentes sobre a modalidade de educação a distância no ensino superior. Revista Dissertar, 1(20 e 21), 49–53. https://doi.org/10.24119/16760867ed11062