Uso da avaliação seriada na disciplina de anatomia animal dos sistemas viscerais

Autores

  • Paulo Sérgio Martins Castelo Branco UNESA
  • Marta Helena Guimarães Desidério UNESA
  • Jane Cristina de Oliveira Faria UFRJ
  • Pether Neves Fernandes UNIG

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed11059

Palavras-chave:

avaliação educacional, anatomia, medicina veterinária

Resumo

Neste trabalho foram usadas as orientações pedagógicas atuais que tratam as disciplinas das grades curriculares como interdependentes e complementares, de modo que não haja uma fragmentação das habilidades e competências em ciclos educacionais hierarquizados. As avaliações seguiram um modelo seriado onde os alunos foram avaliados a cada semana a partir de apenas um conteúdo por vez, permitindo dessa forma que se abordasse o assunto com uma profundidade maior, pois os alunos não necessitaram dividir os estudos entre vários conteúdos, o que pulveriza sua atenção e contrinui para a superficialização dos estudos em cada unidade. Os resultados estatísticos sinalizam para uma aceitação dessa metodologia, pois atenderam aos objetivos desse trabalho, que foram confrontar a avaliação seriada com a avaliação tradicional, bem como implementar os conceitos pedagógicos atuais de ensino e avaliação proposto pelos atuais pensadores da docência superior.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Martins Castelo Branco, UNESA

Doutor em Medicina (Radiologia) pela UFRJ. Mestre em Medicina Veterinária (Microbiologia) pela UFRRJ. especialista em Microbiologia pela FTESM. Especialista em docência superior pela UCAM. Especialista em Supervisão e gestão escolar pela UCAM. Médico Veterinário pela UNIGRANRIO. Licenciado em Ciências Biológicas pela UNESA. Professor da UNESA.

Marta Helena Guimarães Desidério, UNESA

Mestre em Medicina Veterinária pela UFRRJ. Médica Veterinária pela UFRRJ. Professora da UNESA. Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da UNESA.

Jane Cristina de Oliveira Faria, UFRJ

Doutora em Morfologia pela UFRJ. Mestre em Ciências Biológicas pela UFPA. Enfermeira pela UGF. Professora da UFRJ. Coordenadora de anatomia e plastificação da área de anatomia do ICB/UFRJ.

Pether Neves Fernandes, UNIG

Especialização em enfermagem do trabalho pela UNIG. Enfermeiro pela UNIG.

Publicado

01-07-2014

Como Citar

Martins Castelo Branco, P. S., Guimarães Desidério, M. H., de Oliveira Faria, J. C., & Neves Fernandes, P. (2014). Uso da avaliação seriada na disciplina de anatomia animal dos sistemas viscerais. Revista Dissertar, 1(20 e 21), 32–35. https://doi.org/10.24119/16760867ed11059