O processo Empreendedor e o Marketing Estratégico

Autores

  • Ricardo Gaz Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed11058

Palavras-chave:

empreendedorismo, processo empreendedor, marketing estratégico

Resumo

Este artigo vislumbra a integração entre o Processo Empreendedor e o Marketing Estratégico. Cria uma hipótese e desenvolve assuntos que vão mostrá-la válida para o contexto apresentado. Neste sentido, traz inicialmente assertivas sobre o que é marketing, sinalizando para a importância de enetdner toda cadeia de suprimento ou cadeia de valor. Continua conceitualmente argumentando que é preciso haver um alinhamento estratégico e que com o apoio ou recursos tecnológicos são melhoradas as práticas do Marketing estratégico. Adicionado a tudo isso é introduzido originalmente à ideia de que o processo de estratégia de marketing serve como espinha-dorsal para elaboração e execução de um adequado Planejamento Estratégico de Marketing (PEM). Em seguida, foca a evolução do composto de marketing relevando o empreendedorismo nesse contexto apresentando em seguida um modelo do processo empreendedor. Conclui o presente artigo, validando a hipótese considerada, e incorporando a ideia inédita do processo de estratégia de marketing, com subsequente depreensão que para se elaborar e executar de modo eficaz e eficiente, até podendo-se chegar ao estado de excelente, um Planejamento Estratégico de Marketing (PEM) no atual mundo competitivo, tecnológico, global, caótico, diverso é preciso aplicar sempre o Processo Empreendedor (PE), independente do perfil da empresa e do segmento mercadológico.

Biografia do Autor

Ricardo Gaz, Estácio de Sá

Professor titular da Estácio de Sá e Doutor em Engenharia de Produção (COPPE-UFRJ)

Publicado

01-07-2014

Como Citar

Gaz, R. (2014). O processo Empreendedor e o Marketing Estratégico. Revista Dissertar, 1(20 e 21), 32–35. https://doi.org/10.24119/16760867ed11058