O uso da ferramenta virtual no apoio pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.24119/16760867ed11145Palavras-chave:
Processo ensino-aprendizagem, Ambiente colaborativo, Apoio pedagógicoResumo
Este trabalho tem por fnalidade
investigar como as interações entre os
diferentes atores do processo ensino-
-aprendizagem envolvidos em um ambiente sócio-interacionista (professor,
aluno e objeto de aprendizagem) de
modo a favorecer uma aprendizagem
signifcativa, reduzindo os níveis de
reprovação de alunos com difculdade
de aprendizagem utilizando recursos
tecnológicos que geram ambientes
dinâmicos, permitindo assim, que
nossos objetos de estudo tornem-se
manipuláveis ainda que virtualmente.
Essa abordagem agrega signifcado
aos conteúdos matemáticos, auxiliando na compreensão dos mesmos
pelo aprendizado com a plataforma
Moodle – um espaço virtual de ação
pedagógica que objetiva a aprendizagem e o trabalho colaborativo – em
sua atuação no Ensino Básico e na
Formação de Professores. Diante
das demandas impostas pela prática
letiva e pelo apelo da comunicação
virtual que caracteriza a sociedade
contemporânea, o uso desta plataforma
educacional foi adotado pelo Setor,
sob uma postura investigativa, com
os objetivos de aproximar os novos
recursos computacionais das práticas de
Ensino de Matemática, de experimentar
novas metodologias utilizando esses
recursos e de ampliar as possibilidades
de atuação acadêmica e pedagógica.
Vale destacar, a utilização de cursos
online apoiando a prática pedagógica
do ensino regular no âmbito do Ensino
Básico; armazenando e organizando
os dados acadêmicos; promovendo
a ampliação da comunicação e a relação professor-aluno, aluno-aluno,
professor-professor, assim como o
desenvolvimento da colaboração a
projetos coletivos. Pode-se assim,
provocar uma reflexão sobre a prática
docente diante das mudanças que regem
a sociedade contemporânea
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