O uso da ferramenta virtual no apoio pedagógico

Autores

  • Ana Lúcia de Oliveira Barreto PUC - Rio
  • Ernani José Antunes UFF

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed11145

Palavras-chave:

Processo ensino-aprendizagem, Ambiente colaborativo, Apoio pedagógico

Resumo

Este trabalho tem por fnalidade
investigar como as interações entre os
diferentes atores do processo ensino-
-aprendizagem envolvidos em um ambiente sócio-interacionista (professor,
aluno e objeto de aprendizagem) de
modo a favorecer uma aprendizagem
signifcativa, reduzindo os níveis de
reprovação de alunos com difculdade
de aprendizagem utilizando recursos
tecnológicos que geram ambientes
dinâmicos, permitindo assim, que
nossos objetos de estudo tornem-se
manipuláveis ainda que virtualmente.
Essa abordagem agrega signifcado
aos conteúdos matemáticos, auxiliando na compreensão dos mesmos
pelo aprendizado com a plataforma
Moodle – um espaço virtual de ação
pedagógica que objetiva a aprendizagem e o trabalho colaborativo – em
sua atuação no Ensino Básico e na
Formação de Professores. Diante
das demandas impostas pela prática
letiva e pelo apelo da comunicação
virtual que caracteriza a sociedade
contemporânea, o uso desta plataforma
educacional foi adotado pelo Setor,
sob uma postura investigativa, com
os objetivos de aproximar os novos
recursos computacionais das práticas de
Ensino de Matemática, de experimentar
novas metodologias utilizando esses
recursos e de ampliar as possibilidades
de atuação acadêmica e pedagógica.
Vale destacar, a utilização de cursos
online apoiando a prática pedagógica
do ensino regular no âmbito do Ensino
Básico; armazenando e organizando
os dados acadêmicos; promovendo
a ampliação da comunicação e a relação professor-aluno, aluno-aluno,
professor-professor, assim como o
desenvolvimento da colaboração a
projetos coletivos. Pode-se assim,
provocar uma reflexão sobre a prática
docente diante das mudanças que regem
a sociedade contemporânea

Biografia do Autor

Ana Lúcia de Oliveira Barreto, PUC - Rio

Mestre em Educação pela UNIGRANRIO; Pós-graduada em
Segurança de Redes de Computadores pela UNESA; Especialista em Computação Gráfca e Multimídia pela UFRJ; Possui
Licenciatura em Matemática pela Universidade Santa Úrsula
(1987) e Bacharel em Matemática pela Universidade Santa
Úrsula (1987); Professora concursada do Colégio Militar do
Rio de Janeiro, desde 1997, exerce a função em regime de Dedicação Exclusiva. Pesquisadora do grupo Jovens em Rede na
PUC-Rio, coordenado pela Profª Drª Maria Apparecida Campos
Mamede-Neves, desde 2010. E-mail: analubar7@hotmail.com.

Ernani José Antunes, UFF

Possui Graduação em Física pela Faculdade tecnico-educacional
Souza Marques ,e em Matemática pela Universidade do Estado
do Rio de Janeiro , Graduação em operações militares pela
Academia militar das Agulhas Negras (1993), Especialista em
Matemática, Engenharia e MBA em Logística pelo Instituto
Militar de Engenharia e Mestrado em Ciências. Atualmente é
tutor a distância em História da Matemática do programa UABUFF,doutorado em educação,foi Professor da Uerj o Colégio
Militar do Rio de Janeiro e UNESA.

Publicado

01-04-2015

Como Citar

de Oliveira Barreto, A. L., & Antunes, E. J. (2015). O uso da ferramenta virtual no apoio pedagógico. Revista Dissertar, 1(22 e 23), 27–31. https://doi.org/10.24119/16760867ed11145