Universidade Estácio de Sá

10 anos do processo de avaliação interna

Autores

  • Márcia Sleiman Rodrigues EMERJ
  • Maria de Fátima Alves São Pedro EMERJ
  • Angela Barral Bouzas Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed11143

Palavras-chave:

Histórico Avaliativo.Processo Avaliativo. Avaliação Interna

Resumo

O presente estudo objetiva apresentar a trajetória da Avaliação Interna
da Universidade Estácio de Sá, nos
últimos dez anos. A institucionalização
de uma cultura de avaliação na UNESA
é desenvolvida desde a década de 1990,
cujas bases foram fortalecidas com
o advento da Lei n.10.861/2004, que
instaurou a realização de avaliação
das instituições de educação superior,
incluindo a autoavaliação institucional,
respeitando os objetivos da avaliação
formativa e visando a produzir conhecimento; questionando os sentidos das
atividades e fnalidades da instituição;
identifcando as causas de problemas
e defciências; aumentando a consci-
ência pedagógica e capacitação profssional dos docentes e funcionários;
Fortalecendo relações de cooperação
entre os atores institucionais; julgando
a relevância científca e social das
atividades e produtos da instituição;
prestando contas à sociedade e efetivando a vinculação da instituição
com a comunidade

Biografia do Autor

Márcia Sleiman Rodrigues, EMERJ

Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Coordenadora de Avaliação da Universidade Estácio de Sá. Docente da
Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ.

Maria de Fátima Alves São Pedro, EMERJ

Doutora em Filosofa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Gestão Ambiental pela Universidade Estácio
de Sá. Especialista em Direito Público e História do Direito
pela Universidade Estácio de Sá. Graduada em Direito pela
Universidade Federal Fluminense. Membro da Coordenação de
Avaliação da Universidade Estácio de Sá. Docente dos Cursos
de Graduação e Pós-graduação Lato Sensu da Universidade
Estácio de Sá. Docente da Escola de Magistratura do Estado
do Rio de Janeiro – EMERJ.

Angela Barral Bouzas, Estácio de Sá

Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho, Graduada
em História e Direito pela Universidade Santa Úrsula.Membro
da Coordenação de Avaliação da Universidade Estácio de Sá.
Docente dos Cursos de Graduação e Pós-graduação Lato Sensuda Universidade Estácio de Sá

Publicado

01-04-2015

Como Citar

Sleiman Rodrigues, M., de Fátima Alves São Pedro, M., & Barral Bouzas, A. (2015). Universidade Estácio de Sá: 10 anos do processo de avaliação interna. Revista Dissertar, 1(22 e 23), 11–18. https://doi.org/10.24119/16760867ed11143