A EXPANSÃO DAS EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO NAS DUAS ÚLTIMAS DÉCADAS

Autores

  • Carlos Roberto Fernandes de Araujo FGV

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed12021333

Palavras-chave:

Expansão do ensino superior, Formação de grandes grupos empresariais, Abertura de capital, Fusões e aquisições como estratégia de investimento

Resumo

A presente revisão de literatura é parte da tese de doutorado em Administração sobre o ingresso das companhias de capital aberto no Ensino Superior Brasileiro, cujo objetivo é apresentar uma análise crítica das políticas de expansão e evolução da educação superior no Brasil, instituídas após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Este estudo preliminar sobre a expansão do ensino superior utiliza a pesquisa bibliográfica e documental qualitativa como coleta de dados. Os resultados apontam a consolidação do processo, sobretudo, a partir dos anos 2000, quando se observou a expansão das matrículas e de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas em relação às públicas, bem como o aporte de capital dos fundos de investimentos no setor educacional e, ainda, a Oferta Pública Inicial (IPO) de ações de empresas educacionais na Bolsa de Valores. Análise e discussão do caso completam o presente artigo.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Fernandes de Araujo, FGV

Carlos Roberto Fernandes de Araujo concluiu o Mestrado em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas-EBAPE da Fundação Getúlio Vargas - RJ em 1989. Atualmente é Diretor de Administração e Finanças da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração - ANGRAD e Consultor nas Áreas de Empresa e de Ensino. Participou de 4 eventos no exterior (Congresso Internacional de Administração) e 33 no Brasil (Congressos e Seminários na área de Administração e Educação). Recebeu 4 prêmios e/ou homenagens.

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Publicado

26-10-2021

Como Citar

Araujo, C. R. F. de. (2021). A EXPANSÃO DAS EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO NAS DUAS ÚLTIMAS DÉCADAS. Revista Dissertar, 1(36). https://doi.org/10.24119/16760867ed12021333