APLICAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS NO SETOR DE CALDEIRARIA INDUSTRIAL

Autores

  • Leonardo Finoti Moreira Universidade Estácio de Sá
  • Maria de Lourdes Martins Magalhães Universidade Estácio de Sá
  • Sônia Regina dos Santos Almeida Universidade Estácio de Sá
  • Olga Maria das Neves de Lemos Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed12022325

Palavras-chave:

Caldeiraria, EAP, Gerenciamento de Projetos, PMBOK

Resumo

A busca por inovação tecnológica faz com que o setor industrial aponte um grande interesse em novos projetos destinados à desenvolvimento de produtos e serviços. Ao decorrer do tempo, a indústria mecânica tem se mostrado notavelmente relevante para o desenvolvimento da economia. O setor de caldeiraria industrial no Brasil está baseado na demanda de grandes projetos, fazendo com que haja a necessidade de se projetar e fabricar equipamentos no país. Deste modo, torna-se necessária a pesquisa por práticas inovadoras e ferramentas que, quando aplicadas corretamente, promovem mudanças significativas nos projetos. O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos nas atividades de um projeto para atender aos seus requisitos. O Project Management Body of Knowledge (PMBOK) é um guia das melhores práticas do gerenciamento de projetos elaborado pelo Project Management Institute (PMI). A abordagem dos procedimentos de gerenciamento elencados no PMBOK ocorre de modo que sua aplicação ocorra durante o ciclo de vida do projeto, onde os processos de gerenciamento de projeto, além de interagir entre si, interagem também com as áreas de conhecimento. Assim, o objetivo do presente trabalho é aplicar uma metodologia de gerenciamento de projetos em uma empresa parceira do setor de caldeiraria industrial, situada no Município de Santo André-SP, de acordo com o PMBOK, a fim de promover resultados em termos de produtividade e lucratividade. Cabe ressaltar que, com a introdução de novas tecnologias, obtém-se melhores resultados, proporcionando maiores ganhos e menores riscos ao projeto, elevando a empresa a um nível de maior maturidade e sucesso.

Referências

KERZNER, Harold. Gestão de Projetos As Melhores Práticas, 2ª ed. Bookman, 2011.

KERZNER, Harold. Project Management: A System Approach to Planning, Scheduling ans Controlling. 8ª ed. John Wiley & Sons, 2002. p. 75-76.

PMBOK, GUIDE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. 2017.

PMI. Project Management Institute. A Guide to the Project Management Body of Knowledge – PMBOK. 3th. ed. Exposure Draft, Pennsylvania, 2003.

Project Management Maturity - Maturidade da Empresa -www.maturityresearch.com - Power Systems. 2020.

Revista Eletrônica Sistemas & Gestão. Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Projeto, v 8, n 3, 2013. p. 234-243.

SILVA, P. R. S.; AMARAL, F. G. Modelo para Avaliação Ambiental em Sistemas Produtivos Industriais – MAASPI – aplicação em uma fábrica de esquadrias metálicas. Gestão Produção, São Carlos, v. 18, n. 1, 2011. p. 41-54.

SLACK, N. et al. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Downloads

Publicado

13-10-2022

Como Citar

Moreira, L. F., Magalhães, M. de L. M., Almeida, S. R. dos S., & de Lemos, O. M. das N. (2022). APLICAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS NO SETOR DE CALDEIRARIA INDUSTRIAL. Revista Dissertar, 1(37). https://doi.org/10.24119/16760867ed12022325