CORPO, CORPOLATRIA E PERFORMATIVIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Rafael Valladão Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

Performatividade, Educação, Corpo, Educação Física

Resumo

A pesquisa teve como objetivos refletir sobre a concepção de corpo e performatividade na Educação Física, a crise do cientificismo na Educação e suas mudanças de paradigma e; revisar a literatura sobre as percepções que graduandos, professores de Educação Física e seus alunos têm sobre o corpo. O dualismo cartesiano influenciou toda a ciência clássica, reduzindo a visão de corpo ao campo das ciências naturais. Com a redemocratização do país ocorreu a ruptura com as concepções “biologicistas” de corpo, do período da ditadura militar, que valorizavam a performance, apesar de, atualmente, ainda se observar suas influências, no imaginário da Educação Física brasileira. Ficou evidente nas literaturas observadas, que há uma estreita relação entre o julgamento que se faz dos conhecimentos do professor de Educação Física com estereótipos de “corpo ideal”, “malhado”, “atlético”, “magro”, “musculoso” que a cultura da performatividade quer impor.

Referências

BALL, S. J. Performatividade, privatização e o pós-Estado do Bem-Estar. Educ. Soc. Campinas, v. 25, n. 89, set/dez., 2004.

BALL, S. J. Performatividades e Fabricações na Economia Educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação & Realidade. v. 35, n. 2, p. 37-55 maio/ago., 2010.

BALL, S. J. Reformar Escolas/Reformar Professores e os Terrores da Performatividade. Revista Portuguesa de Educação. Braga, Portugal, v. 15, n. 002, p. 3-23, 2002.

BALL, S. J. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo sem Fronteiras, v.1, n.2, p. 99-116, Jul/Dez, 2001.

BALL, S. J. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cad. Pesqui. [online]. v. 35, n. 126, p. 539-564, 2005.

BALL, S. J. Educação Global S.A.: Novas redes políticas e o imaginário neoliberal. trad. Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2014.

CASTELLANI FILHO, L. Educação física no Brasil: a história que não se conta.
Campinas, SP: Papirus, 1988.

CASTRO, W. L. de. A fundamentação positivista da pesquisa em Educação Física como um dos instrumentos de dominação da ditadura militar iniciada em 64. Novo Enfoque Revista Eletrônica, v. 2. n. 2. agosto, 2005.

COSTA, N. T. M.; SILVA, A. C. Corpo e educação física escolar no ensino médio: a visão dos alunos. Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Florianópolis, v. 36, n. 2, supl., p. S223-S237, abr./jun. 2014.

DAOLIO, J. Da cultura do corpo. 11. ed. São Paulo: Papirus, 2007.

DARIDO, S. C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

DESCARTES, R. Discurso do Método (1637). trad. Enrico Corvisieri. Membros do grupo de discussão Acrópolis (Filosofia). Disponível em: <http://br.egroups.com/group/acropolis/> Acesso em: 04 mar. 2021.

FREITAS, G. G. O esquema corporal, a imagem corporal, a consciência corporal e a corporeidade. 2 ed. São Paulo: Editora UNIJUI, SP 2004.

GOLDENBERG, M. Nu & vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

GHIRALDELLI JÚNIOR, P. Educação Física Progressista: a pedagogia crítico social dos conteúdos e a educação brasileira. 10. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

JAGGAR, A. M.; BORDO, S. R. Género, corpo, conhecimento. Trad. Brítta Lemos de Freitas. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 1997.

MALYSSE, S. Em busca dos (H)alteres-ego: olhares franceses nos bastidores da corpolatria carioca. In: GOLDEMBERG, M. (org.). Nu & vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

MARINHO, V. Consenso e conflito, educação física brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: Shape, 2005.

MEDINA, J. P. S. O brasileiro e seu corpo: Educação e política do corpo. 10. ed. São Paulo: Papirus, 2005.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção (1945). São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

OLIVEIRA, A. P. de; ASSIS, M.; LACERDA, Y.; BAGRICHEVSKY, M.; SAMPAIO, K. S. de. Culto ao corpo e exposição de produtos na mídia especializada em estética e saúde. Movimento. v. 16 n. 1, p. 31-51, 2010.

OLIVEIRA, K. G. F. de. Vigorexia e Mídia: Fatores de Influência. (Graduação) Rio Claro. Instituto de Biociências - Rio Claro. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. 2012.

QUEIROZ, R. da S. O Corpo do Brasileiro. São Paulo: Editora Senac, 2000.
ROSA, J. T. V. da; ASSIS, M. R. de. A expectativa dos frequentadores de academia em relação ao corpo do professor de educação física. Corpus et Scientia. v. 9, n. 1, p. 79-88, jan. 2013.

SABINO, C. Anabolizantes: Drogas de Apolo. In: GOLDEMBERG, M. (org.). Nu & vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

SANT’ANNA, A. Propaganda: Teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira Tomson Learning, 2005.

SILVA, A. C.; LÜDORF, S. M. A.; SILVA, F. A. G. da; OLIVEIRA, A. P. de. A visão de corpo na perspectiva de graduandos em Educação Física: fragmentada ou integrada?. Movimento. v. 15 n. 3, p. 109-126, 2009.

SOARES, C. L.; TAFFAREL, C. N. Z.; VARJAL, M. E. M. P.; CASTELLANI FILHO, L.; ESCOBAR, M. O.; BRACHT, V. (Coletivo de Autores). Metodologia de Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

VALLADÃO, R.; CACCAVO, R.; GONÇALVES, J.; CALDAS, R.; FIDELIS, M. (Org.). Políticas públicas de esporte no Rio de Janeiro. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2019.

VIGARELLO, G. A história da beleza. Trad. Léo Schlafman. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

Downloads

Publicado

17-09-2021

Como Citar

Valladão, R. (2021). CORPO, CORPOLATRIA E PERFORMATIVIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Dissertar, 1(36), 200. Recuperado de http://revistadissertar.adesa.com.br/index.php/revistadissertar/article/view/315