PEDAGOGIA NO AMBIENTE PENITENCIÁRIO
A EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA COM EDUCAÇÃO NO AMBIENTE PENITENCIÁRIO.
DOI:
https://doi.org/10.24119/16760867ed116289Resumo
As propostas educacionais descritas neste artigo foram apontadas e descritas mediante as realidades que ocorrem com os internos dentro dos presídios quando não há a oferta, contato com propostas educacionais, e muito menos atuação educacional em nenhum momento e espaço dentro do presídio. A autora desse artigo visou responder ao seguinte problema de pesquisa? Qual a importância da vida educacional dos presos nas penitenciárias e seus direitos, e sobre o real papel do pedagogo na educação curricular e formal com os presos? Ao saírem, muitos deles, não apresentam o mínimo de condições a nível social, comportamental e até mesmo para ingressarem no mercado de trabalho. Contudo, ainda é pensado, mas pouco também tem sido feito, sobre as políticas públicas para os presos que já cumpriram suas penas, e estão em liberdade, porém até que os mesmos as realizem, o índice de reincidência para os atos criminais nesse tempo é alto, há de serem pensados e realizados projetos educacionais ainda com eles em carceragem. Segundo Gil (1999), a pesquisa para este artigo foi explicativa e bibliográfica. A conclusão dessa pesquisa relatou que o papel do pedagogo nas penitenciárias é indispensável, haja vista que este profissional exerce a primícias da ferramenta para esses indivíduos dentro e fora da prisão: A educação transformadora.
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