MÍDIAS SOCIAIS

uma ferramenta de marketing de relacionamento com prosumidores

Autores

  • Lillian Auer Fraga Estácio de Sá
  • Bruno Ferreira Cesario de Castro Faculdade Metodista, Vila Velha (ES)

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed11326

Palavras-chave:

Prosumidor, Mídias Sociais, Relacionamento com Cliente.

Resumo

[PT] O objetivo do presente trabalho é fazer um comparativo entre duas ações de marcas que tenham gerado resultados negativos e positivos nas redes sociais com base na opinião de consumidores, a fim de identificar o posicionamento utilizado pelas empresas para lidar com os prosumidores, que são consumidores engajados no processo de cocriação de produtos e que compartilham seus pontos de vista. Como procedimento metodológico, esta pesquisa é do tipo explicativa e as técnicas de investigação utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e documental. Como instrumentos de coletas de dados, foram utilizados questionários aplicados para 203 consumidores na internet. Como resultados, constatou-se que as mídias sociais são uma das ferramentas mais eficazes para os prosumidores, pois além de proporcionar uma comunicação direta, a opinião dos mesmos tem relevante influência para a grande massa.

[EN] The aim of this study is to perform a comparison between two actions of brands that have generated negative and positive results in social networks based on the consumers opinion in order to identify the position adopted by companies to deal with the prosumers, customers who are engaged in the co-creation process of products and to share their points of view. As methodological procedure, this research is of explanatory type and research techniques used were bibliographical and documentar research. As a tool for data collection were used questionnaires applied to 203 consumers on Internet. As a result, it was found that social media is one of the most effective tools for prosumers, because in addition to providing direct communication, their opinion is a signifcant influence to the great mass.

[ES] El objetivo de este estudio es realizar una comparación entre dos acciones de marcas que han generado resultados negativos y positivos em redes sociales basadas en la opinión de los consumidores con el fin de identifcar la posición adoptada por las empresas para lidiar com los prosumidores, El proceso de co-creación de productos y compartir sus puntos de vista. Como procedimiento metodológico, esta investigación es de tipo explicativo y las técnicas de investigación utilizadas fueron la investigación bibliográfica y documental. Como herramienta para la recopilación de datos se utilizaron cuestionarios aplicados a 203 consumidores en Internet. Como resultado, se encontró que los médios de comunicación social es una de las herramientas más eficaces para los prosumidores, porque además de proporcionar comunicación directa, su opinión es una influencia signifcativa para la gran masa.

Biografia do Autor

Lillian Auer Fraga, Estácio de Sá

Graduanda do curso de publicidade e propaganda da Faculdade Estácio, Vitória (ES).

Bruno Ferreira Cesario de Castro, Faculdade Metodista, Vila Velha (ES)

Bacharel em Comunicação Social pela Faculdades Univila, Vila Velha (ES), e especialista em gestão e estratégia em comunicação pela Faculdade Metodista, Vila Velha (ES).

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Disponível em: http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11747-007-0060-2 Acesso em 05 abr. 2016.

Publicado

01-06-2017

Como Citar

Fraga, L. A., & Cesario de Castro, B. F. (2017). MÍDIAS SOCIAIS: uma ferramenta de marketing de relacionamento com prosumidores. Revista Dissertar, 1(26 e 27), 69–75. https://doi.org/10.24119/16760867ed11326

Edição

Seção

Primeiros Passos