LA LITERATURA COMPARADA COMO HERRAMIENTA DE DIÁLOGOS ENTRE CIENCIAS HUMANAS Y CIENCIAS EXACTAS EN AULA.
DOI:
https://doi.org/10.24119/16760867ed114253Resumo
RESUMO
O presente artigo procura compartilhar os resultados da aplicação da Literatura Comparada para estimular diálogos entre Ciências Humanas y Ciências Exatas durante a elaboração dos saberes e conhecimentos a serem trabalhados nas disciplinas de Artes, Espanhol, Historia e Geografia em três escolas municipais de Cachoeirinha, e Espanhol Básico no curso profissionalizante de IFSUL-PRONATEC, polo de Santo Antônio da Patrulha. Em se tratando de um estudo com base nos postulados da Literatura Comparada, o método aplicado é o comparativo, com um referencial teórico a partir dos postulados de Mikhail Bakhtin sobre dialógica e discurso; os estudos de Henry H. H. Remack sobre a procedência dos estudos comparatistas entre Literatura Comparada e outras esferas de expressão como ciências, religião, filosofia e artes entre outros, junto com as reflexões educacionais de Edgar Morin; a pedagogia profana de Jorge Larrosa e o conceito de profanação de Giorgio Agamnben. Nos últimos 25 anos de docência, o autor deste artigo constatou a a patia, desencanto e falta de interesse do alunado pelas disciplinas mencionadas. Portanto, tratou de elaborar um conteúdo que não só interessasse ao aluno, como também fizesse sentido. Para isto, contou com a normativa do PPP, projeto politico pedagógico, que propicia a elaboração, construção e negociação de saberes de forma democrática, a partir da realidade sócia antropológica do aluno. Desta forma, elaborou-se uma metodologia e sistemática baseadas numa orientação de caráter multidisciplinar no processo de aquisição dos saberes. Assim, os conteúdos de Artes não seguiram uma linha diacrônica, senão dando lugar ao estimulo do lado artístico do aluno, a partir de temas provocativos como escatologia, tatuagem, episódios da bíblia como um texto histórico formador da humanidade. As aulas de Espanhol resgataram a identidade do aluno a través de um repertório linguístico assimilado em Espanhol, remontaram a historia do Rio Grande do Sul a com a Revolução dos Farrapos, o estúdio de Lucía, a mulher mais antiga de América do Sul que viveu em Minas Gerais há 11 mil anos, enquanto a Historia seguiu a proposta da teoria da Grande História, elencando fatos transtemporais e a Geografia Humana abordou o Transhumanismo, ética e estética. Los resultados obtidos foram promissórios: o 96,8% dos alunos das tres EMEF´s atingiram a compreensão e entendimento dos conteúdos e a expressão artísticos esperados. Já no curso profissionalizante, o 95,4% dos alunos revelaram desempenho muito satisfatório na compreensão e produção orais e produção escrita. Estes números tornam possível continuar com a sistemática e metodologia aplicadas.
Palavras-chave: Literatura. Comparatismo. Educação. Ciencia. Multidisciplinariedade.
Referências
BACHELAR, Gaston. A poética do espaço. Rio de janeiro: Livraria Eldorado Tijuca Ltda., 1977.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995.
BERGER, John. Modos de ver. Rio de janeiro: Rocco, 1999.
BITTENCOURT, GILDA Neves da Silva. A literatura comparada diante dos avanços tecnológicos. in: JOBIN, José Luís et.al. (Org.) Sentidos dos lugares. Rio de Janeiro: ABRALIC, 2005.
BOFF, Leonardo. Saber cuidar, Ética do humano – Compaixão pela Terra. Rio de Janeiro: 10ª ed. Vozes, 2004.
CARVALHAL, Tania Franco; COUTINHO, Eduardo. Literatura Comparada – Textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
COUTINHO, Eduardo. Literatura Comparada – Reflexões. São Paulo, Annablume, 1ª ed. 2013.
DA SILVA Heron (Organizador). Século XXI: Qual conhecimento? Qual currículo? Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1999.
DE CASTRO, Gilberto; FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão. Diálogos com Bakhtin. Curitiba: Ed. UFPR, 3º edição, 2001.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.
FUENTES, J. L. Gramática moderna de la lengua española. 7ª ed. Santiago de Chile: Bibliográfica Internacional S. A., 1991.
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul, 1998
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2001.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessário à educação do futuro. São Paulo: Editora Cortez, 5ª ed., 2002.
RUDIGER, Francisco. Cibercultura e pos-humanismo. Porto Alegre: EDIPUCRS-PUC RS, 2008.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humanismo. Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 4ª ed., 2010.
VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 4º ed. 1991.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direitos Autorais
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela Revista Dissertar em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
[ES] Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los seguientes términos:
1. Autores mantienen los derechos autorales y conceden a la revista, sin el pago, el derecho de primer publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), la cual permite compartir el artículo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
2. Autores están autorizados para señalar contratos adicionales en separado, para distribución no-exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ex.: publicar en repositório institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
3. Autores están permitidon y son estimulados a publicar y distribuyer su trabajo online (ex.: en repositórios institucionales o en su página personal) en cualquier punto después del proceso editorial.
4. Asimismo, el AUTOR, queda informado y consiente que la revista y, por tanto, su artículo, podrá ser incorporada por Dissertar Magazine a las bases y sistemas de información científica actualmente existentes (índices y bases de datos actuales) o que existan en el futuro (de futuros índices y bases de datos), en las condiciones que éstas determinen en cada momento, lo que conllevará, como mínimo, la posibilidad de que los titulares de estas bases de datos puedan realizar las siguientes acciones sobre el artículo:
a. Reproducir, transmitir y distribuir el artículo, en su totalidad o en parte, en cualquier forma de medio o transmisión electrónicos ya existente o que se desarrolle en el futuro, incluyendo transmisión electrónica para fines de búsqueda, visualización e impresión;
b. Reproducir y distribuir, en su totalidad o en parte, el artículo en formato impreso.
c. Posibilidad de traducir determinadas partes del artículo.
d. Extraer cifras, tablas, ilustraciones y otro tipo de objetos gráficos y capturar subtítulos y metada relacionados al artículo para fines de búsqueda, visualización e impresión.
e. La transmisión, distribución y reproducción por parte de agentes o distribuidores autorizados por los titulares de las bases de datos.
f. La preparación de citas bibliográficas, resúmenes e índices, y captura de las referencias relacionadas de partes selectas del artículo.
g. Escanear y/o almacenar las imágenes y el texto electrónico del artículo.
[EN] Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1. Authors keep intellectual property of their articles and grant the journal, without pay, the first publication rights, in which the work has a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0) which allows for sharing the paper as long as authorship and first publication in this journal are acknowledged.
2. Authors are allowed for signing additional contracts separately, for a non-exclusive distribution of the version of the article which was published by this journal (e.g.: publishing at an institutional repository or as a book chapter), as long as authorship and first publication in this journal are acknowledged.
3. Authors have permission and incentive to publish and share their works online (e.g.: publishing at an institutional repository or at their personal websites) at any moment after editorial process.
4. In addition, the AUTHOR is informed and consents to the magazine and therefore your article can be merged into the Dissertar Revised bases and existing scientific information systems (crawlers and current databases) or exist in the future (crawlers and banks future data), the conditions laid down by the latter at all times, which will involve at least the possibility that the holders of these databases can perform the following actions on the article:
a. Reproduce, transmit and distribute the article, in whole or in part in any form or means of existing electronic transmission or hereafter devised, including electronic transmission for research purposes, viewing and printing;
b. Reproduce and distribute, in whole or in part, the print on the article;
c. Ability to translate parts of the article;
d. Extract figures, tables, illustrations and other graphic objects and capture metadata, subtitles and related article for research purposes, viewing and printing;
e. Transmission, distribution and reproduction by agents or authorized by the owners of databases distributors;
f. The preparation of bibliographic citations, abstracts and indexes capture and references related to selected parts of the article;
g. Scan and / or store images and electronic article text.