Marcas de exclusão na literatura infantil e políticas educacionais de ação afirmativa

o caso da obra de Monteiro Lobato

Autores

  • Francisco Renato Lima Universidade Federal do Piauí

Resumo

Na atual configuração política, econômica e cultural, o discurso de respeito e valorização da cultura negra aparece em diferentes esferas de circulação social, sobretudo, por meio de aparatos legais que orientam a organização do ensino escolar, baseado no reconhecimento da História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas. Esse ponto de reflexão encontra lugar também, na literatura infantil, especialmente na extensa obra de Monteiro Lobato, quando a representação do negro ascende inúmeras discussões acerca de suas contribuições para a literatura, história e política da sociedade brasileira, dividindo opiniões entre os que reconhecem em sua escrita, uma forma de criticar e denunciar a realidade social da época, por meio de um enredo leve e marcado pelo tom cômico; e aqueles que atribuem ao escritor, o papel de reproduzir e mitificar os preconceitos sociais inerentes ao contexto do século XX. Deste modo, nesse estudo, objetiva-se analisar algumas marcas de exclusão na literatura infantil, a partir da polêmica que envolve a escrita de Monteiro Lobato, situando dois de seus personagens, tia Nastácia e tio Barnabé, apontando para possibilidades de organização de um trabalho pedagógico, que supere possíveis marcas de preconceito racial, a partir de algumas orientações teórico-legais de políticas públicas atuais de ação afirmativa, no campo educacional. Metodologicamente, constitui-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado por meio do método bibliográfico, quando se buscou o aparato legal em algumas leis brasileiras que discorrem sobre a questão, aliada às leituras de Coelho (2002), Dória (2008), Romão (2005), Zilberman (2003), entre outros. Considera-se, portanto, que, diante da escrita lobatiana, cabe ao professor, adotar uma postura comprometida com o zelo pelo valor estético e literário da obra, e, ao mesmo tempo, explorar a riqueza das temáticas, a fim de contribuir para o respeito e valorização do negro na sociedade.

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Publicado

08-11-2018

Como Citar

Lima, F. R. (2018). Marcas de exclusão na literatura infantil e políticas educacionais de ação afirmativa: o caso da obra de Monteiro Lobato. Revista Dissertar, 1(30). Recuperado de http://revistadissertar.adesa.com.br/index.php/revistadissertar/article/view/246

Edição

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Artigos