Sustentabilidade e Engenharia Ambiental desafios na formação do profissional cidadão

Autores

  • Eduardo Rezende de Araujo Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.24119/16760867ed114244

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Educação Ambiental. Engenharia Ambiental. Problema Ambiental. Meio ambiente.

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar como a questão socioambiental é tratada no curso de Engenharia Ambiental de instituição situada no Rio de Janeiro, enfatizando as concepções de desenvolvimento sustentável, problema ambiental, meio ambiente e educação ambiental. Constatamos significantes contradições nas concepções dos alunos acerca das questões socioambientais. Conclui-se que a formação do engenheiro ambiental nesta instituição está voltada principalmente para atender ao mercado de trabalho e marcada pela desarticulação entre questões ambientais e sociais.

 

Referências

ACSELRAD, Henry. “Sentidos da sustentabilidade urbana”. In: ACSELRAD, Henry (Org.). A duração das cidades: sustentabilidade e risco nas políticas urbanas. Rio de Janeiro: DP & A, 2001. p. 27-55.
ACSELRAD, Henry; LEROY, Jean-Pierre. Novas Premissas da Sustentabilidade Democrática. Rio de Janeiro: Fase, 1999.
BRAGA, Benedito et al. Introdução à Engenharia Ambiental. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília: 5 out. 1988.
_____. Lei 6.938, de 31 de outubro de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional de Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 02 set. 1981.
_____. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, inclui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 28 abr. 1999.
_____. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Parecer n. 1.362 de 12 dez. 2002. Brasília: MEC.CNE/CES, 2002. Disponível http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=287&Itemid=354. Acesso em: 09 de fev. de 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial do Poder Executivo, Brasília, 18 jun. 2012.
CACERES, Ana Teres. O lugar do homem na Natureza. São Paulo: Unesp, 2012.
DELUIZ, Neise; NOVICKI, Victor de Araujo. “Trabalho, Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável: implicações para uma proposta de formação crítica”. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, Vol 30, n°. 2, p. 18-29, 2004. Disponível em: http://www.senac.br/BTS/302/boltec302b.htm. Acesso em 08 setembro 2011.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9 ed. São Paulo: Gaia, 2004.
FOLADORI, Guilhermo. Limites do Desenvolvimento Sustentável. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.
GRÜN, Mauro. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 1996.
_____. “A outricidade da natureza na educação ambiental”. SIMPÓSIO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – SIGEA, 2 e SEMANA ALTO URUGUAIA DO MEIO AMBIENTE – SAUMA, 14. Diversidade na Educação Ambiental – Olhares e Cores, Anais eletrônicos. 2002. Erechim – RS.
GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2004.
LAYRARGUES, Philippe Pomier. “A resolução de problemas ambientais locais deve ser um tema-gerador ou a atividade-fim da educação ambiental?” In: REIGOTA, Marcos (Org.). Verde cotidiano: o meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. p. 131-148.
_____. A crise ambiental e suas implicações na educação. In: QUINTAS, J. S. (Org.). Pensando e praticando a educação ambiental na gestão do meio ambiente. 2ª ed. Brasília: IBAMA, 2002a, p. 159-196.
_____; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Mapeando as macro-tendências político-pedagógicas da Educação Ambiental contemporânea no Brasil. In: ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, VI, 2011, Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto: EPEA, 2011. 1 CD-ROM, p. 1-15.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
NOVICKI, Victor de Araujo. Educação para o desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis? Linhas Críticas, Brasília, v. 14, n° 27, p. 215-232, jul/dez. 2009. Disponível em: http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewArticle/7480. Acesso em 05 maio 2012.
NOVICKI, Victor; GONZALEZ, Wania Regina Coutinho. “Competências e meio ambiente: uma análise crítica dos referenciais curriculares da educação profissional de nível técnico”. Ambiente e Educação, Rio Grande, p. 95-116, 2003.
SAUVÉ, Lucie. Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: uma análise complexa. 1997. Disponível em: http://www.ufmt.br/revista/arquivo/rev10/educacao_ambiental_e_desenvolvim.html. Avesso em 04 janeiro 2012.
SOUZA, Donaldo Bello de; NOVICKI, Victor. Conselhos Municipais de Meio Ambiente: Estado da Arte, Gestão e Educação Ambiental. Brasília: Líber, 2010.

Publicado

12-11-2018

Como Citar

Araujo, E. R. de. (2018). Sustentabilidade e Engenharia Ambiental desafios na formação do profissional cidadão. Revista Dissertar, 1(30). https://doi.org/10.24119/16760867ed114244

Edição

Seção

Artigos