FÓRUM E INTERAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • JANDIRA INÁCIA DA ROCHA UNESA

Palavras-chave:

EAD, Interações, Aprendizagens, TICs

Resumo

A Educação a Distância é um meio legitimado de promover a aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo refletir sobre o fórum e interações na Educação à Distância, a fim de compreender suas possíveis implicações na prática pedagógica, e consequentemente, no processo de ensino e aprendizagem. O trabalho foi elaborado a partir de pesquisa qualitativa e bibliográfica a fim de analisar as ferramentas de interação usadas na Educação a Distância. Os resultados alcançados estão fundamentados nas bibliografias e apontam para o fato de que os educadores e as Universidades devem se apropriar das novas tecnologias no contexto da educação atual propondo novas interações para um melhor aprendizado.

 

 

 

Referências

BASSO, M. A. J. Pedagogia digital na convergência do suporte “e” da educação: uma proposta de modelo para logística de negócios sob demanda. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DIAS, R. A.; LEITE, L. S. Educação à distância: da legislação ao pedagógico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17 eds. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MORAES, Denis. O concreto e o virtual: mídia, cultura e tecnologia. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

MORAN, J. M. Contribuições para uma pedagogia da educação on-line. In: Silva, Marco (org). Educação on-line. São Paulo: Loyola, 2003.

MOREIRA, J. A; JANUÁRIO, S. Redes sociais e educação. In: PORTO, C; SANTOS, E. Face book e Educação. Campina Grande: Eduepb, 2014. Disponível em http://static.scielo.org/scielobooks/c3h5q/pdf/porto-9788578792831.pdf. Acesso em 2 nov. 2015.
MAZZOTTI, Tarso B.; OLIVEIRA, Renato José. Argumentação: objeto interdisciplinar das Ciências Humanas e Sociais. In Ciências da Educação. Cap. 3 Rio de janeiro: DP&A, 2002 p.7-92.

PANSERI, A. A. C. Uso da TIC na Educação. 2009. Webartigos. Juiz de Fora, 2009. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/uso-da-tic-na-educacao/29205/. Acesso em: 10 nov. 2015.

Publicado

08-11-2018

Como Citar

ROCHA, J. I. D. (2018). FÓRUM E INTERAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista Dissertar, 1(30). Recuperado de http://revistadissertar.adesa.com.br/index.php/revistadissertar/article/view/242

Edição

Seção

Artigos